Covid-19: 780 casos confirmados no concelho vimaranense
Já relativamente aos casos em vigilância ativa, são agora 117 (menos 43 do que no último boletim).

nume

Os últimos dados do ACES Alto Ave relativos ao Covid-19 em Guimarães indicam que, no concelho, há 780 casos confirmados. Em comparação com os dados divulgados no último sábado, relativos a sexta-feira, este número significa que há 17 novos casos positivos. Recorde-se que este número diz respeito ao número total de casos e não ao número de casos ativos. Já relativamente aos casos em vigilância ativa, são agora 117 (menos 43 do que no último boletim).
Segundo os dados da Direção-Geral da Saúde (DGS), o número de casos positivos em Guimarães é de 682 (mais seis do que ontem). Recorde-se que “a informação apresentada refere ao total de notificações clínicas no sistema SINAVE, correspondente a 89% dos casos confirmados” no país.

Esta segunda-feira, o presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, abordou esta intermitência na disponibilização de dados relativos ao concelho. O auatarca garantiu estar “em contacto com a autoridade de saúde” para ter acesso a estes dados, de forma a “retransmitir” para a população. “A população quer mais informação e tem direito a ela. Além do número de infetados, quero saber o número de internamentos no hospital, mortes e pessoas recuperadas”, disse. “Pedi esta informação para esta reunião e não chegou a tempo”, acrescentou o presidente do município. Domingos Bragança realçou ainda que esta “não é a primeira vez” que a divulgação dos dados do ACES do Alto Ave falha “ao fim de semana” e diz desconhecer a justificação para tal.
*Notícia atualizada às 16h30 com os dados da DGS