Covid-19: ACTG propõe medidas para “manter as empresas e os postos de trabalho”
"O mais importante é manter as empresas e os postos de trabalho, não nos obrigarem a fechar empresas e a despedir funcionários", considera a ACTG.


A Associação do Comércio Tradicional de Guimarães (ACTG) considera “fundamental” engenhar “um balão de oxigénio económico” para suportar “os custos fixos de uma empresa fechada com funcionários em casa”.
Através de um comunicado emitido esta terça-feira, a associação de defesa dos comerciantes considera prioritário pôr em prática uma série de medidas para que as empresas “não recorram ao despedimento e não sejam obrigadas a fechar as portas”. Uma delas é a “isenção total de impostos”, já que, na ótica da associação presidida por Cristina Faria, não se “deveriam pagar impostos relativos a um período” de inatividade.
A ACTG também propõea “isenção de pagamento de água, eletricidade, gás, comunicações e todas as taxas e licenças” a que os comerciantes estão sujeitos;incubir ao Estado o pagamento dos salários mínimos e “80% dos restantes até um teto máximo a definir”; e a suspensão do pagamento das rendas — “não conseguimos continuar a pagar duas rendas se não temos rendimentos”, defende a associação, acrescentando que o “Governo deveria entrar em conversações com os senhorios para assumir o pagamento das mesmas”.
Após a fase de contenção e com a abertura das empresas, a ACTG considera necessário “injetar mais liquidez nas empresas e nas famílias para que a economia volte a funcionar. No entanto, neste momento “o mais importante é manter as empresas e os postos de trabalho, não nos obrigarem a fechar empresas e a despedir funcionários”.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Março 17, 2025
António Miguel Cardoso marcou presença na apresentação da candidatura de Reinaldo Teixeira à presidência da Liga e explicou as razões que levam o Vitória de Guimarães a apoiar esta candidatura do antigo presidente da AF do Algarve.
Março 17, 2025
No passado dia 15 de março, a Guimarães [IN]volve realizou o evento "Desconstruindo Preconceitos: Diálogo sobre Religião e Inclusão", no âmbito do Dia Internacional de Luta Contra a Islamofobia. A iniciativa reuniu especialistas, líderes religiosos e membros da comunidade para um debate essencial sobre diversidade religiosa, combate à intolerância e construção de sociedades mais inclusivas.
Março 17, 2025
Sara Ferreira voltou a brilhar por Portugal, naquela que foi a sua segunda internacionalização.