Covid-19: as três competências atribuídas às Juntas de Freguesia na segunda fase do estado de emergência
As Juntas de Freguesia do concelho de Guimarães passam a deter um papel relevante nos próximos 15 dias.
Órgãos de poder local ganham relevância nos próximos dias de estado de emergência. A sinalização junto das forças e serviços de segurança e polícia municipal dos estabelecimentos a encerrar é uma das novas competências.
O decreto do Governo que regulamenta a prorrogação, por mais 15 dias, do estado de emergência decretado pelo Presidente da República traz novidades no que toca à circulação ou trabalho, mas também na forma como as regras vão ser fiscalizadas.
É que se os municípios vão “entrar em jogo”, na medida em que a polícia municipal também tem de fiscalizar o cumprimento das normas de emergência, o decreto também menciona as Juntas de Freguesia.
Estes órgãos não eram mencionados no primeiro decreto, mas ganham agora poderes acrescidos. Eis as três competências que o documento atribui às Juntas de Freguesia:
- O aconselhamento da não concentração de pessoas na via pública.
- A recomendação a todos os cidadãos do cumprimento do dever geral do recolhimento domiciliário.
- A sinalização junto das forças e serviços de segurança e polícia municipal dos estabelecimentos a encerrar, para garantir a cessação das atividades (a lista está presente no decreto)
Desta forma, as 48 Juntas de Freguesia do concelho de Guimarães passam a deter um papel relevante nos próximos 15 dias. O decreto que regulamenta o estado de emergência também acarreta também o agravamento em um terço das penas contra quem desobedeça às autoridades.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Setembro 17, 2024
Na próxima sexta-feira, dia 20 de setembro, pelas 22h00, no Polidesportivo das Taipas, decorrerá o último concerto da temporada cultural dos Banhos Velhos.
Setembro 17, 2024
Nesta quinta-feira, 19 de setembro, a nave principal do campus de Azurém, em Guimarães, recebe quatro dezenas de spin-offs, start-ups e interfaces nas áreas de engenharia, tecnologia e design, além de palestras, elevator pitches e momentos para novas colaborações e oportunidades de negócio. A iniciativa chama-se “Inovar & Empreender” e tem entrada livre para o público em geral.
Setembro 17, 2024
O Comando Territorial de Braga, através do Posto Territorial da Póvoa de Lanhoso, deteve no domingo um homem de 48 anos por incêndio florestal na freguesia de Serzedelo, no concelho da Póvoa de Lanhoso. O detido, e suspeito da autoria de outros incêndios na zona envolvente, será presente no Tribunal Judicial da Póvoa de Lanhoso nesta terça-feira, dia 17 de setembro, para a aplicação das medidas tidas por adequadas.