Covid-19: Disponível aplicação para leitura do certificado digital

A aplicação que permite a leitura do certificado digital em vigor na União Europeia (UE) já pode ser descarregada nos telemóveis, permitindo uma validação mais rápida do documento, anunciou hoje o Ministério da Saúde.

“A aplicação móvel de leitura do Certificado Digital UE “Passe Covid” já está disponível” e pode ser encontrada nas lojas de aplicações móveis da Google, da Apple e da Huawei, adiantou o ministério em comunicado.

Esta aplicação vai permitir que as entidades que precisem de validar os certificados digitais covid da UE, que entraram em vigor a 1 de julho, possam “fazê-lo de forma digital e mais rápida”.

Ao apontar a câmara do telemóvel para o código QR do certificado digital, a aplicação procede à sua leitura de forma automática. Se o certificado foi validado com sucesso, apresenta um sinal verde. Se o sinal for vermelho, significa que o certificado não é válido.

“Para efeitos de verificação, apenas são inspecionadas a validade e a autenticidade do certificado, verificando quem o emitiu e assinou, além da aplicação das regras emitidas pela DGS. Durante o processo, apenas serão visualizados o nome, data de nascimento e informação sobre a verificação de validade do mesmo. Nenhum dado pessoal é armazenado pela aplicação”, garantiu ainda a mesma fonte.

©2022 MAIS GUIMARÃES - Super8

Publicidade

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?