Covid-19: Domingos Bragança garante “apoio total e necessário” do município aos lares

A Câmara Municipal de Guimarães está a realizar testes de rastreio à Covid-19 a todos os utentes dos lares

© DR

O Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, sublinhou , esta quinta-feira, durante a reunião da sub-comissão da Proteção Civil com os dirigentes dos lares de idosos, o “apoio total e necessário” por parte da autarquia.

O autarca assumiu ainda o reforço da distribuição de material de proteção para os lares de Idosos no concelho, bem como a atribuição de um subsídio extraordinário às IPSS e também às Creches. O objetivo do apoio passa por fazer cumprir todas as medidas de prevenção impostas pela Direção-Geral da Saúde na perspetiva da abertura, já a partir de segunda-feira.

Visitas não devem exceder os 90 minutos

Segundo a orientação da DGS, as instituições devem ter um plano para a operacionalização das visitas e nomear um responsável pelo processo, garantindo o agendamento prévio das visitas, a respetiva higienização das mãos e o respeito pelo distanciamento físico face aos utentes, de pelo menos dois metros. Numa primeira fase, cada utente deverá ter apenas um visitante, uma vez por semana, e as visitas terão limite de duração, não devendo exceder os 90 minutos.

Os visitantes deverão usar máscara e estão proibidos de levar objetos pessoais, alimentos ou outros produtos para os familiares. A circulação pela instituição e a utilização das instalações sanitárias dos utentes devem ser evitadas. Cada lar de idosos terá de criar um registo de visitantes por data, hora, nome, contacto e residente visitado e as pessoas com sintomas de Covid-19, que tenham tido contacto com caso suspeito ou confirmado da doença, não devem realizar ou receber visitas.

A instituição deverá ainda garantir que a visita decorre em espaço próprio, amplo e com condições de arejamento (idealmente, espaço exterior), não devendo ser realizadas visitas na sala de convívio dos utentes ou no próprio quarto, exceto nos casos em que o utente se encontre acamado.

A Câmara Municipal de Guimarães está a realizar testes de rastreio à Covid-19 a todos os utentes dos lares, através do protocolo de colaboração com o Instituto de Ciências da Vida e da Saúde da Escola de Medicina da Universidade do Minho, a Associação Centro de Medicina P5 e o Hospital Senhora da Oliveira Guimarães, EPE, e esta situação terá continuidade perante o quadro da evolução da pandemia.

©2021 MAIS GUIMARÃES - Super8

Publicidade

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?