Crise no Grupo Celeste leva PCP a pedir esclarecimentos ao Governo
O Grupo Parlamentar do PCP apresentou, no dia 5 de fevereiro de 2026, um requerimento dirigido ao Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, solicitando esclarecimentos sobre a situação do Grupo Celeste.

© DR
Entre as questões colocadas ao Governo destacam-se: se tem conhecimento do pedido de insolvência e do Plano Especial de Revitalização (PER) do grupo; se está a acompanhar a situação para garantir os direitos dos trabalhadores; e que medidas pretende implementar para assegurar a manutenção dos postos de trabalho em risco.
O SINTAB também veio a público repudiar a possibilidade de encerramento da empresa, referindo que “os trabalhadores recusam o encerramento e exigem a viabilização da empresa”, que tem mais de 50 anos de história, trabalhadores altamente qualificados, infraestruturas industriais operacionais, rede comercial ativa, clientes e encomendas.
O sindicato questiona ainda “onde foram aplicados e de que forma foram geridos os resultados amplamente propagandeados em anos anteriores”, e aponta que a crise “não resulta da falta de clientes, encomendas ou capacidade produtiva, mas sim de opções de gestão que têm de ser escrutinadas e assumidas por quem as tomou”.
Além disso, o sindicato denuncia uma complexa estrutura empresarial criada em 2019, quando quase todos os trabalhadores foram transferidos para a empresa CONCEITOS AVULSO, que opera sem património próprio, utilizando as instalações e meios produtivos do Grupo Celeste. Esta “engenharia empresarial” está a ser utilizada como “escudo processual”, criando obstáculos e riscos sérios para os direitos dos trabalhadores.
Face a esta situação, a urgência em encontrar soluções que salvaguardem os postos de trabalho e assegurem a continuidade da atividade produtiva no Grupo Celeste é um apelo comum entre os trabalhadores, o sindicato e agora também o grupo parlamentar do PCP, que aguardam uma resposta do Governo.
PUBLICIDADE
NOTÍCIAS RELACIONADAS
June 26, 2026
A Gala Internacional de Tunas é o grande momento da programação desta sexta-feira, 26 de junho, no âmbito do Festival Internacional de Tunas Académicas (EITA), que decorre até 30 de junho no território do Ave.
June 26, 2026
O primeiro-ministro Luís Montenegro estará em Guimarães a 3 de julho para presidir à tomada de posse do Comissariado Nacional criado para coordenar as comemorações do nono centenário da Batalha de São Mamede. A deslocação foi confirmada pelo próprio chefe do Governo durante o encerramento do 43.º Congresso Nacional do PSD.
June 26, 2026
Na sessão solene das comemorações do Dia Um de Portugal, a 24 de junho, Guimarães distinguiu António Dias Lopes com a Medalha Municipal de Mérito Social.
June 26, 2026
Na sessão solene das comemorações do Dia Um de Portugal, a 24 de junho, Guimarães prestou homenagem a Delfim Pereira Neto Rodrigues, distinguindo-o com a Medalha Municipal de Mérito Cívico
June 26, 2026
Na sessão solene das comemorações do Dia Um de Portugal, a 24 de junho, Guimarães distinguiu o Intendente João Ramada Martins com a Medalha Municipal de Serviços Distintos, Grau Prata. O reconhecimento homenageia um profissional cuja trajetória na Polícia de Segurança Pública é marcada pelo rigor, pelo sentido de missão e pela defesa permanente do interesse público.
June 26, 2026
Na sessão solene das comemorações do Dia Um de Portugal, a 24 de junho, Guimarães distinguiu Joaquim Oliveira Mendes com a Medalha Municipal de Mérito Empresarial.





