Culturíssimo, dias 6 e 7 de novembro, em Santo Tirso

Neste fim-de-semana, dias 6 e 7 de novembro, decorre nas Fábrica Santo Thyrso a segunda edição do Festival Culturíssimo, um evento que reune literatura, cultura, “aprendizagens multiplas” e muita animação. A organização garante dois dias “dinâmicos, divertidos e muito educativos”.

© Sara Moinhos

Entre sábado e domingo, para além da “garantia de um grande Mercado do Livro” os visitantes encontrarão, nas instalações da Fábrica Santo Thyrso, exposições, momentos de leitura, sessões de autógrafos, animações para crianças, mas também espetáculos infantis, jogos e workshops para miúdos e graúdos.

A segunda edição do evento tem como padrinhos a apresentadora de televisão Sónia Araújo e o escritor vimaranense Pedro Chagas Freitas. Contará ainda com a presença dos conhecidos escritores Raul Minh’alma, Fátima Lopes e Nuno Caravela, mas também autores locais como Eugénio Bezerra, Alice Coutinho, Jorge Machado, António Assunção, Eduardo Ferreira, entre outros.

© Direitos Reservados

Este é um evento que aproxima autores reconhecidos nacionalmente e dá a oportunidade para a divulgação de trabalhos de autores e editoras locais

O Festival Culturissimo, já dinamizado em França, serviu de inspiração para Fabrice Lachize, que avançou para a dinamização do evento em Portugal. A primeira edição do Festival Culturíssimo juntou escritores portugueses e franceses, e teve como propósito “promover a interculturalidade entre as duas línguas”. Na segunda edição, o objetivo é de “cariz solidário e ético”, com a ASAS – Instituição Particular de Solidariedade Social, sediada em Santo Tirso, como entidade beneficiária, e a inclusão social como tema.

Também por isso, de realçar as leituras de braille, as demonstrações de língua gestual portuguesa e uma “interessante conversa” sobre “O papel do desporto na inclusão social” com Jorge Pina e Jorge Machado, que acontecerão no evento.

“Esperamos que todos os que venham ao Festival desfrutem ao máximo de toda a programação, que consigamos angariar uma boa verba para a ASAS, e que a cultura, a mensagem da inclusão social e solidariedade passe a cada vez mais pessoas

Sofia Machado, da organização do Culturíssimo
© Direitos Reservados

A cerimónia oficial de abertura do Festival Culturíssimo, no sábado, acontecerá pelas 12h30, e contará com a presença de Alberto Costa, presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Oh Song, embaixador da República da Coreia em Portugal e de Helena Oliveira, presidente da Associação ASAS.

O evento decorrerá entre as 10h00 e às 19h00 e a entrada será gratuita, sendo obrigatório o uso de máscara e a apresentação do certificado digital ou do certificado de testagem.

O Festival Culturissimo, com co-organização da ASAS- IPSS e da empresa 1 Pouco d’Ousadia, tem o apoio do município de Santo Tirso e é um projecto co-financiado pelo Compete2020, no âmbito do Programa “Garantir Cultura”.


©2022 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?