Curso Profissional de Bombeiro criará “melhores cidadãos com maior identidade para com o outro”

O Curso Profissional de Bombeiro faz parte da oferta educativa para o ano 2024/2025 da Escola Francisco de Holanda e foi apresentado nas instalações da escola nesta sexta-feira, dia 12 de julho.

© Eliseu Sampaio / Mais Guimarães

A Associação Humanitária dos Bombeiros de Guimarães apresentou, em conjunto com a Escola Secundária Francisco da Holanda, o Curso Profissional de Bombeiro. O curso destinado a jovens de ambos os sexos que tenham concluído o 9º ano de escolaridade, oferece aos formandos a possibilidade de terem uma formação de nível secundário de forma profissional que pode ter “dupla certificação e um domínio de especialização”, como explica João Pedro Castro, presidente da direção dos Bombeiros Voluntários de Guimarães. “Nós quisemos aumentar o nosso espectro de recrutamento e é nesta senda que surge o Curso Profissional de Bombeiro, onde os jovens podem atingir o 12º ano, mas também, podem assumir esta nobre função que é ser bombeiro”, reforça.

O presidente acredita que este “é um passo importante para os Bombeiros Voluntários de Guimarães de rejucveniscomento e fortalecimento do corpo ativo”, destacando que esta iniciativa vai garantir a continuação dos bons resultados e permitir a angariação “de mais bombeiros efetivos”.

Adelina Paula Pinto,  vice-presidente da Câmara Municipal também marcou presença na apresentação do curso e falou sobre a importância desta formação estar disponível em Guimarães. “O ensino profissional em Guimarães foi sempre um bandeira. Nós acreditamos que o ensino profissional é um ensino de grande qualidade e de grande resposta ao território. Aquilo que os jovens devem pensar é que não é o fim. Existem imensos percursos que lhes permitem entrar no ensino superior e este é um deles”.

 

© Eliseu Sampaio/Mais Guimarães

Para a vereadora do pelouro da Educação, a visita foi a prova de que a ideia de “bombeiro herói é inexistente”, realçando que, cada vez mais, “o bombeiro tem de ser altamente especializado em conhecimento e informação na forma de atuação, por isso deve ser muito bem qualificado e, dessa forma, têm de passar pela escola”.

Ainda em declarações ao Mais Guimarães, a vice-presidente reconhece que esta oportunidade criará “melhores cidadãos com maior identidade para com o outro”.

Findo o Ensino Secundário, os jovens podem obter um diploma de Bombeiro/a. O curso funcionará alternadamente nas instalações do Agrupamento de Escolas Francisco de Holanda e no quartel dos Bombeiros Voluntários de Guimarães, procurando assim contribuir para a qualificação profissional de jovens formandos, para a sua empregabilidade e prosseguimento de estudos.

Durante a apresentação do curso, os Bombeiros Voluntários de Guimarães fizeram uma demosntração de meios e capacidades.

 

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES