D. Jorge Ortiga apela à caridade dos cristãos na 130.ª peregrinação à Penha

O Arcebispo Emérito de Braga, D. Jorge Ortiga, presidiu a homília da Eucaristia da 130.ª peregrinação à Penha e sublinhou que a caridade dos cristãos traduz-se num mundo mais justo e fraterno. O Juíz da Irmandade da Penha, Roriz Mendes, destacou "a fé intensa" que foi sentida durante a peregrinação.

peregrinação-à-Penha-com-barra

O Arcebispo Emérito de Braga, D. Jorge Ortiga, presidiu a homília da Eucaristia da 130.ª peregrinação à Penha e sublinhou que a caridade dos cristãos traduz-se num mundo mais justo e fraterno. O Juíz da Irmandade da Penha, Roriz Mendes, destacou “a fé intensa” que foi sentida durante a peregrinação.

© Eliseu Sampaio/ Mais Guimarães

No dia da Nossa Senhora da Penha, milhares de fiéis deslocaram-se à montanha vimaranense para marcar presença na peregrinação à Penha. Num evento marcado pela fé, o Arcebispo Emérito de Braga esteve presente na homilia da eucaristia, onde destacou que o exercício da caridade promove a justiça e a fraternidade no mundo, acrescentando que os fiéis não se podem limitar a “denunciar os perigos, dificuldades, feridas e contratempos”.

D. José Ortiga ainda apontou que as pessoas “precisam de se aproximar, envolver na vida dos outros, não por crítica mas pela ajuda, não por interesse mas por amor gratuito, generoso e atento”, alertando para o “mundo hodierno que impõe os critérios do individualismo”.

O Juíz da Irmandade da Penha, Roriz Mendes, sublinhou que a cidade “caminhou para este local com uma fé intensa”, acrescentando que a montanha apresenta “um caminho ótimo para a peregrinação”. As paróquias do Arciprestado de Guimarães e Vizela marcaram presença neste dia simbólico.

© Eliseu Sampaio/ Mais Guimarães

Além da peregrinação, o programa iniciou no dia 03 de setembro, com a descida da imagem de Nossa Senhora da Penha até São Tomé de Caldelas, nas Caldas das Taipas. O percurso passou ainda por Mesão Frio, pela estrada de S. Torcato em direção a S. Lourenço de Selho, Souto S. Salvador e Ponte.

Este é o 12.ª ano em que a imagem da Nossa Senhora desloca-se para as freguesias vimaranenses e Roriz Mendes frisou “estar surpreendido com o povo taipense”, acrescentando que “a população correspondeu pela positiva”.

Entre 04 a 08 de setembro, houve a recitação do terço, que foi seguida por uma eucaristia na Igreja de S. Tomé de Caldelas. No dia 09 de setembro, realizou-se a celebração de envio da imagem da basílica de São Pedro, seguida pela procissão de velas até à Igreja de Nossa Senhora da Oliveira.

O dia da peregrinação, no domingo passado, iniciou com a realização de uma eucaristia no Santuário, pelas 08h00. De seguida, a peregrinação saiu da Colegiada da Nossa Senhora da Oliveira até ao topo da montanha vimaranense. Às 11h00, realizou-se a eucaristia da peregrinação, presidida pelo Arcebispo Emérito D. Jorge Ortiga. No final, houve tempo para um espetáculo musical.

Além disso, o Verão é na Penha leva música e animação durante as tardes de domingo à montanha vimaranense, até ao fim de setembro.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES