DE SANTUÁRIO A BASÍLICA: O SONHO REALIZADO DE SÃO TORCATO E DAS SUAS GENTES
Esta quinta-feira assinalou-se a elevação do Santuário de São Torcato ao estatuto de Basílica Menor. A efeméride também fica marcada pela habitual Feira dos 27, bem como pela celebração do Dia de São Torcato.
Esta quinta-feira assinalou-se a elevação do Santuário de São Torcato ao estatuto de Basílica Menor. A efeméride também fica marcada pela habitual Feira dos 27, bem como pela celebração do Dia de São Torcato.
Em São Torcato, diz Paulo Novais, “há algo de especial que vai para além das pedras, para além dos caminhos”. E especial também foi esta quinta-feira, 27 de fevereiro, para aquela vila vimaranense: o Santuário de São Torcato passou, oficialmente, a designar-se de Basílica, elevação que, para o juiz da Irmandade de São Torcato, “é um sonho tornado realidade”.
É que esta é uma história que já vem de há séculos. As obras iniciaram-se em 1825 e terminaram — ainda que haja sempre algo a fazer — a 25 de outubro de 2015. O dia também foi marcado pela inauguração de um elevador panorâmico que permite a acessibilidade ao largo que rodeia a igreja, bem como da Via-Sacra, com placas alusivas.
A cerimónia solene da elevação foi presidida pelo Arcebispo de Braga e Primaz das Espanhas que, no período destinado à homilia na eucaristia, frisou que esta era, agora, uma altura “de responsabilidade” para aqueles que são os guardiões de São Torcato. É que, como afirma Paulo Novais, aquele templo “pode e deve receber o Santo Papa”.
A mesma ideia foi salientada pelo presidente da Junta de Freguesia de São Torcato, Alberto Martins, que lembrou ainda que o dia 27 de fevereiro consubstancia, e ainda mais a partir deste ano, “o que é o orgulho torcatense”. A partir de agora, o dia 27 é, também, dia de São Torcato. “Não podia ser noutro dia [a elevação a Basílica]”, disse Paulo Novais no seu discurso no final da eucaristia.
O número do dia deixa adivinhar um evento que se vem alongando pelas décadas na vila torcatense: a Feira dos 27. Atraindo produtores de várias partes do Minho, a feira integra um concurso pecuário onde são distinguidos animais das raças barrosã, turina e galega. Francisco Santos, da Irmandade de São Torcato e presidente da Comissão de Agricultores, conta que já organiza a feira “há 30 ano”. “Há sempre gente e cativamos gente mais nova. Em termos de produtores, vê-se, mesmo hoje, gente jovem. E isso é sinal que esta tradição vai continuar”, diz. Porque, como diz Alberto Martins, “São Torcato é uma das principais vilas do concelho e a que mais história e tradição tem acumulado”. Agora, com a elevação do Santuário a Basílica, espera-se “maior progresso e mais desenvolvimento” para a vila.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Setembro 18, 2024
Mais Guimarães, o Semanário Digital Vimaranense. Tem tudo o que precisa de saber, num só clique!
Setembro 18, 2024
A dor de Pedrogão foi lá longe, sofremos com ela. Mas como em tudo, a dor passa, adormecemos e acordamos com o fogo ao pé, de novo.
Setembro 18, 2024
No final da reunião de câmara da passada segunda-feira, 16 de setembro, Ricardo Araújo, vereador da oposição eleito pela Coligação Juntos Por Guimarães, disse que a câmara municipal deveria ter evitado estar agora a anular uma decisão que não foi devidamente instruída, quando apresentada ao executivo municipal.