DEPUTADOS ACREDITAM NUM ACORDO ENTRE IRHU E MORADORES DO BAIRRO DE S. GONÇALO
Luis Soares e Sónia Fertuzinhos, deputados socialistas, reuniram com Instituto de Habitação e Reabilitação (IRHU).
Luis Soares e Sónia Fertuzinhos, deputados socialistas, reuniram com Instituto de Habitação e Reabilitação (IRHU), na defesa de uma solução justa equilibrada para os moradores do Bairro de S. Gonçalo e das habitações sociais de Guimarães.
Na sequência da visita à Associação de Moradores de S. Gonçalo em Guimarães, os deputados socialistas Luís Soares e Sónia Fertuzinhos constataram que “continuam a existir moradores em situação de fragilidade, ora porque não pediram, ainda, a revisão da renda, ora porque simplesmente acumularam rendas vencidas e não pagas, às quais acresce agora, nos termos da Lei a respetiva indemnização legal, que o IRHU não pode, de acordo com a lei em vigor, dispensar o pagamento”.
Assim, os deputados Vimaranenses Luís Soares e Sónia Fertuzinhos reiteram a ideia de que não está em causa o perdão total das rendas vencidas e não pagas. “Não é isso que os moradores daquele bairro pretendem. As pessoas querem pagar. Por isso temos que encontrar um regime justo equilibrado que permita o pagamento das rendas que são devidas”, disseram os deputados que reuniram, em Lisboa, com a senhora presidente do IRHU, Alexandra Gesta, com o objetivo de explicar as preocupações daqueles moradores.
No final da reunião, Luís Soares e Sónia Fertuzinhos destacaram que a habitação social está no topo das prioridades da ação política do Governo e dos deputados do PS, dando também como exemplo a proposta de lei do Governo, que foi entregue esta semana na Assembleia da República, e que estabelece medidas destinadas a corrigir situações de desequilíbrio na posição dos arrendatários e dos senhorios, a reforçar a segurança e estabilidade do arrendamento urbano e a proteger arrendatários em situação de especial fragilidade
“Com a aprovação desta lei passará a ser legalmente possível, ao IRHU, proceder à dispensa do pagamento das indemnizações legais devidas pelos moradores que deixaram de pagar as rendas após o brutal aumento que se verificou em 2014”, afirmaram os deputados.
“Se a este grande passo, se somar a vontade manifestada pela senhora presidente do IRHU de utilizar esta nova Lei no sentido de encontrar uma solução justa e equilibrada que permita que todos os moradores possam pagar as rendas vencidas de acordo com a sua situação financeira”, os deputados acreditam que estão reunidas todas condições para ultrapassar o problema que foi evidenciado pela Associação de Moradores do Bairro de S. Gonçalo.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Novembro 23, 2024
Rui Borges disse, no final da partida que garantiu a passagem aos oitavos de final da Taça de Portugal, que a sua equipa venceu de forma justa, deixando elogios aos seus jogadores.
Novembro 23, 2024
Não há videoarbitro na Taça de Portugal e hoje, no D. Afonso Henriques, o juiz da partida, Miguel Fonseca, protagonizou um momento polémico, ao reverter um penálti a favor do Leiria, depois de ouvir os seus auxiliares.
Novembro 23, 2024
Òscar Rivas e Kaio César foram os autores dos golos da equipa de Rui Borges.