Desagregação de freguesias: Parlamento reaprecia hoje veto de Marcelo
Os partidos políticos que subscreveram o decreto, incluindo o PS e o PSD, já anunciaram a intenção de o reconfirmar.

À beira de nova dissolução, com o anúncio de uma moção de confiança pelo Governo, o Parlamento reaprecia, ainda assim, esta quinta-feira, o decreto vetado pelo Presidente da República sobre a reposição de 302 freguesias agregadas durante a reforma administrativa de 2013, que deverá ser reconfirmado pela maioria dos deputados.
Recorde-se que o decreto desagrega 135 uniões de freguesias, seis das quais de Guimarães, repondo 302 destas autarquias locais, e foi subscrito por PSD, PS, BE, PCP, Livre e PAN, tendo sido aprovado em 17 de janeiro, com votos contra da IL e a abstenção do Chega.
Diz a Constituição que se o Parlamento reconfirmar um veto do Presidente da República por maioria absoluta dos deputados, o chefe de Estado terá de promulgar o diploma no prazo de oito dias a contar da data da sua receção.
O Presidente da República vetou o decreto em 12 de fevereiro, colocando dúvidas sobre a transparência do processo e a capacidade de aplicação do novo mapa a tempo das próximas eleições autárquicas, previstas para o final de setembro ou início de outubro.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Março 20, 2025
Uma cerimónia presidida pela Ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, que descerrou, juntamente com Domingos Bragança, autarca de Guimarães, a placa que sela o momento para a prosperidade neste novo quartel, construído de raiz e agora situado na Rua de Mide, na zona industrial da vila vimaranense.
Março 20, 2025
Município regista uma das melhores performances nacionais na recolha de resíduos alimentares, destacando-se pelo modelo porta-a-porta e sistema PAYT.
Março 20, 2025
A informação foi dada esta manhã, à margem da inauguração da obra de requalificação do Posto da GNR de Lordelo. Contratos serão assinados com autarquias de Guimarães e Vizela.