Desemprego desce em Guimarães face ao início do ano e ao mesmo mês de 2024
No entanto, o concelho continua a liderar em número absoluto de desempregados na região do Minho.

© Rodrigo Marques/Mais Guimarães
Guimarães registou, no mês de junho, 6.176 desempregados, segundo os dados divulgados pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP). Embora continue a ser o concelho com maior número absoluto de pessoas sem emprego entre os grandes municípios da região do Minho, os indicadores apontam para uma melhoria da situação face ao início do ano e ao mesmo período de 2024.
Comparando com janeiro de 2025, quando estavam registadas 6.749 pessoas desempregadas, o concelho conseguiu reduzir esse número em 573 indivíduos. Em relação a junho de 2024, também se verifica uma quebra de 303 desempregados, reforçando a tendência de recuperação do mercado de trabalho em território vimaranense.
Apesar disso, em comparação com maio de 2025, houve um ligeiro aumento de 18 pessoas inscritas nos centros de emprego, um crescimento considerado residual.
A evolução de Guimarães contrasta com a realidade de outros grandes municípios minhotos, como Famalicão e Viana do Castelo, onde o desemprego, embora tenha baixado desde o início do ano, aumentou face ao mesmo mês de 2024.
PUBLICIDADE
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Fevereiro 12, 2026
O Palácio Vila Flor, em Guimarães, recebeu na manhã desta quinta-feira, 12 de fevereiro, a apresentação pública do relatório “Planeamento do Espaço Público Urbano para a Melhoria da Saúde Humana e Ambiental”, um estudo promovido pelo Eixo Atlântico que defende a integração da saúde como critério orientador das políticas urbanísticas municipais. O Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular, criado em 1992, é uma associação de 42 municípios da Galiza e do Norte de Portugal.
Fevereiro 12, 2026
O Parlamento deverá votar esta semana um projeto de lei do PSD que prevê a proibição do acesso livre às redes sociais por menores de 16 anos em Portugal, iniciativa que conta com o apoio do PS e deverá ser aprovada na generalidade.
Fevereiro 12, 2026
O suspeito não possui antecedentes criminais conhecidos e será presente hoje a primeiro interrogatório judicial, no qual serão determinadas as medidas de coação.
Fevereiro 12, 2026
A Junta de Freguesia de Atães e Rendufe vai promover o Carnaval 2026 no próximo dia 17 de fevereiro, a partir das 15h00, nas instalações da Junta de Freguesia de Rendufe. A iniciativa convida toda a comunidade e foliões da região a participarem numa tarde dedicada à celebração, animação e convívio.
Fevereiro 12, 2026
Noah Saviolo voltou a estar em destaque no futebol nacional ao ser eleito Jovem do Mês de janeiro pelos treinadores da Liga Portugal Betclic. Depois de ter arrecadado a distinção referente a dezembro, o jovem atleta vitoriano conquista assim o prémio pelo segundo mês consecutivo.
Fevereiro 12, 2026
O Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) assinalou o Dia Internacional das Raparigas e Mulheres na Ciência com uma manhã dedicada à partilha, reflexão e descoberta, no Campus de Barcelos. A iniciativa reuniu estudantes, docentes e investigadoras num conjunto de atividades que aproximaram a ciência da comunidade académica, através de conversas inspiradoras, exemplos reais e momentos interativos.





