DGS alerta: teste do pezinho, vacinas e consultas de vigilância não devem ser adiadas
A informação divulgada pela DGS reforça ainda as medidas aconselhadas para evitar o contágio das crianças e da família que se deslocam ao serviço de saúde
A informação divulgada pela DGS reforça ainda as medidas aconselhadas para evitar o contágio das crianças e da família que se deslocam ao serviço de saúde.
A Direcção-Geral da Saúde (DGS) alerta que o teste do pezinho deve ser feito entre o 3.º e o 6.º dia de vida e não pode ser adiado, assim como as vacinas e as consultas de vigilância da saúde infantil e juvenil.
Numa nota divulgada no site, a DGS diz que os constrangimentos impostos pela pandemia de covid-19 podem constituir “um factor de agravamento de eventual desequilíbrio das dinâmicas familiares” e sublinha que se torna nesta altura relevante a “reavaliação do risco familiar e respcetiva intervenção preventiva pelas equipas de família, com eventual suporte dos núcleos de apoio a crianças e jovens em risco”.
A autoridade nacional de saúde diz que não devem ser adiadas nem o rastreio ao recém-nascido previsto no Programa Nacional do Rastreio Neonatal (PNRN) – teste do pezinho -, nem as consultas de vigilância do Plano Nacional de Saúde Infantil e Juvenil (PNSIJ), nem o cumprimento do Programa Nacional de Vacinação (PNV). Recorda que o teste do pezinho deve ser feito entre o 3.º e o 6.º dia após o nascimento, no mesmo momento da 1.ª consulta médica programada que deverá ocorrer na 1.ª semana após o nascimento.
A informação divulgada pela DGS reforça ainda as medidas aconselhadas para evitar o contágio das crianças e da família que se deslocam ao serviço de saúde. Entre as orientações propostas, é aconselhado que a deslocação seja programada em família, que a criança seja acompanhada por um só cuidador e que se evitem acumulações em sala de espera de utentes, cumprindo as regras de distanciamento social e de higienização pessoal emanadas das orientações da DGS.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Dezembro 26, 2024
Daniel Sousa foi apresentado por António Miguel Cardoso em conferência de imprensa nesta quinta-feira, 26 de dezembro, no auditório do estádio D. Afonso Henriques. O novo técnico da equipa principal assina um contrato de um ano e meio. Daniel Sousa já orientou a equipa no treino da tarde, de preparação para o último jogo do ano, no Algarve, frente ao Farense. O encontro está agendado para domingo pelas 15h30.
Dezembro 26, 2024
“Ficámos contentes por conseguir corresponder às expetativas das pessoas”, disse o presidente da Junta ao Mais Guimarães, referindo que, na realidade, “esta agregação, em termos de comunhão e partilha entre as pessoas, não existiu, não houve a verdadeira agregação entre os povos”. Tiago Rodrigues comentou a desagregação da sua União de Freguesias, que acontecerá nas próximas eleições autárquicas, em setembro ou outubro de 2025.
Dezembro 26, 2024
Em Guimarães, seis Uniões de Freguesia, juntas desde 2013, vão desagregar-se no próximo ano, nas eleições autárquicas. O Mais Guimarães recolheu a reação dos autarcas.