DIA DAS BANDEIRAS VERDES 2019 NO MULTIUSOS DE GUIMARÃES
Evento realiza-se a 18 de outubro.

Programa educativo internacional é promovido pela Fundação para a Educação Ambiental (Foundation for Environmental Education – FEE ) cuja secção portuguesa é a Associação Bandeira Azul da Europa.
O Dia das Bandeiras Verdes de 2019 vai realizar-se no Multiusos de Guimarães, no dia 18 de outubro, através da sessão Galardão Eco-Escolas, com a entrega das Bandeiras Verdes a todas as Escolas do País, considerado o maior evento da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE). Neste dia, as escolas recebem o galardão Eco-Escolas como reconhecimento do trabalho desenvolvido no âmbito do programa ao longo do ano letivo, estimando-se a presença de 800 a 1000 escolas, mantendo a taxa de atribuição de Bandeiras Verdes Eco-Escolas dos anos anteriores.
O anúncio da escolha de Guimarães decorreu este fim de semana durante o Seminário Nacional Eco-Escolas 2019, em Lagoa, com a presença da Câmara Municipal de Guimarães e o Laboratório da Paisagem, onde foi realçado o projeto “PEGADAS”, que se inscreve como uma das ações âncora do projeto de educação para a sustentabilidade ambiental concelhio.
Estas participações inserem-se na estratégia de divulgação e conhecimento e partilha de boas práticas que sustentem o trabalho realizado junto das escolas do concelho, no sentido da melhoria contínua na resposta a todos os desafios. Guimarães foi ainda a cidade anfitriã deste seminário no ano de 2018, trazendo assim maior proximidade destes encontros de partilha aos professores do Concelho, e dar a conhecer aos restantes de todo o país e ilhas, a cidade e a sua aposta no desígnio ambiental, através da estratégia “Guimarães Mais do que Verde”.
O galardão Eco-Escolas resulta da avaliação da qualidade de implementação da metodologia internacional “seven steps”, integrando este trabalho de forma implícita ou explicita na estratégia de educação para a cidadania da escola. Pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.
O programa é coordenado a nível internacional, nacional, regional e de escola. Esta coordenação multinível permite a confluência para objetivos, metodologias e critérios comuns que respeitam a especificidade de cada escola relativamente aos seus alunos e caraterísticas do meio envolvente.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Maio 10, 2025
Com o Campo 6 completamente cheio, os adeptos desempenharam um papel decisivo, empurrando a equipa rumo à vitória.
Maio 10, 2025
O Vitória SC conquistou este sábado o título de campeão nacional de polo aquático, ao vencer o Sporting por 17-13, nas Piscinas de Alvalade.
Maio 10, 2025
Cristiano Bacci regressou às conferências de imprensa após quase duas semanas de ausência devido a problemas respiratórios e mostrou-se determinado a encerrar a época caseira com um triunfo frente ao Estoril.