“Dia de Festa” foi a curta do ano no Shorcutz Guimarães 2020

“Dia de Festa”, de Sofia Bost, foi a melhor curta-metragem de 2020 no Shortcutz Guimarães. O filme recebeu um total de três distinções na sessão especial de entrega de prémios relativa à temporada passada, que aconteceu na quarta-feira, dia 23, na sede do Cineclube de Guimarães.

Foto: DR

O filme de Sofia Bost teve estreia em 2019 na Semaine Internationale de la Critique do Festival de Cannes, tendo sido depois exibido na sessão de Outubro do ano passado do Shortcutz Guimarães. Além de ter sido considerada a melhor curta do ano, recebeu também o prémio de melhor argumento, de Tiago Bastos Capitão, e de melhor intérprete pela prestação de Rita Martins.

O júri composto por Luísa Alvão e Samuel Silva, da equipa de organização do certame, os realizadores André Guiomar e Inês Vila Cova, e Alexandra Xavier, representante da direcção do Cineclube de Guimarães, decidiu também atribuir uma menção especial a “O Peculiar Crime do Estranho sr. Jacinto”, de Bruno Caetano.

Este filme de animação, estreado também em 2019 e que é narrado por Sérgio Godinho, recebeu também o prémio do público. Esta foi a curta-metragem melhor cotada na avaliação feita em cada uma das sessões competitivas pelos espectadores.

Ao todo, havia 14 filmes a concurso, competindo por cinco categorias. Foram ainda distinguidos Diogo Baldaia, considerado o melhor realizador por “Miragem Meus Putos” (2017), e Carlos Lopes, autor da melhor fotografia em “3 anos depois” (2018), dirigido por Marco Amaral.

A cerimónia de entrega dos prémios do Shortcutz Guimarães 2020 foi inaugurada com uma performance de Ana Deus, que cruzou poesia, som e imagem em movimento. A sessão aconteceu mais tarde do que é habitual, depois de ter sido adiada na sequência das várias restrições provocadas pela pandemia.

O micro-festival de curtas-metragens, que há cinco anos acontece em Guimarães, fruto de uma parceria com o Cineclube de Guimarães, entra agora na sua habitual pausa de Verão, retomando as sessões regulares no final do mês de Setembro. O Shortcutz Guimarães é parte integrante da plataforma Labz Network, que está presente noutras cidades portuguesas como Lisboa, Porto, Faro e Funchal, bem como em capitais europeias como Amesterdão ou Berlim.

©2022 MAIS GUIMARÃES - Super8

Publicidade

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?