Junta de Núcleo de Guimarães do Corpo Nacional de Escutas tomou posse
Os novos dirigentes da Junta de Núcleo de Guimarães do Corpo Nacional de Escutas (CNE) tomaram posse na tarde deste sábado, dia 30 de dezembro. A cerimónia realizou-se no Pequeno Auditório do Centro Cultural Vila Flor (CCVF).
Na cerimónia, marcaram presença vários agrupamentos de escuteiros, Domingos Bragança, presidente da câmara municipal de Guimarães, Ivo Faria, chefe nacional do CNE, Leonel Cunha, capelão da Venerável Ordem Terceira de São Francisco e Samuel Vilas Boas, arcipreste de Guimarães e Vizela.
Alexandre Novais, chefe do núcleo de Guimarães, aponta como objetivo a “continuidade ao trabalho que vem de trás. O nosso núcleo tem 100 anos e faz todo o sentido dar continuidade àquilo que os nossos antecedentes fizeram.”
Para o presente mandato, o chefe espera um “trabalho desafiante, porque em 2024 completamos o centenário e queremos comemorar a data com a nossa cidade e incluir Vizela.
Neste momento, o Núcleo de Guimarães conta com 2.998 escuteiros. O próximo passo, para Alexandre Novais, é atingir os 3.500: “A meta é crescer para os 3.500 nos próximos três anos. O nosso núcleo é o maior do país há muitos anos e queremos continuar com este registo aqui no berço do escutismo, porque foi em Braga que nasceu o movimento.”
Para Alexandre Novais, “não é especial” o seu mandato coincidir com a marca dos 100 anos: “Tenho de considerar como um serviço que tenho de prestar aos escuteiros. Tanto sou chefe de núcleo como era qualquer coisa dentro do escutismo. Estou sempre à disposição.”
Não obstante, ressalva que “temos de considerar que o mandato especial tem de ser especial para os escuteiros porque só vivemos o centenário uma vez.”
Já o presidente da câmara municipal de Guimarães dá conta que “vivemos num tempo difícil”, lembrando as guerras entre Ucrânia e Rússia e entre Palestina e Israel.
Na sua intervenção, Domingos Bragança apontou que “devemos ser empreendedores de sonhos e da paz. O primeiro grande medo a transformar é o medo da guerra e termos de o transformar no sonho da paz. O sofrimento que vemos a entrar nas casas não pode ficar pela indiferença, é inscritível o que se passa”, acrescentou.
Depois da tomada de posse, a Junta de Núcleo de Guimarães do Corpo Nacional de Escutas (CNE) é composta por Alexandre Novais (chefe de núcleo), João Martins (chefe de núcleo adjunto), Graciela Ribeiro (secretária do ambiente e da sustentabilidade), Ana Isabel Rodrigues (secretária administrativa e financeira), Marco Veloso (secretário de informação e comunicação) e João Paulo Leite (secretário pedagógico).
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Janeiro 14, 2025
A conferência de imprensa acontece às 09h30, no auditório da Academia.
Janeiro 14, 2025
O Executivo Municipal aprovou a instalação no edifício conhecido por Seminário do Verbo Divino de vários projetos de parceira entre o Ecossistema Colaborativo Multimodal em Saúde do Alto Ave e a Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário (CESPU).
Janeiro 14, 2025
A equipa ocupa o 11º lugar na série A do Campeonato de Portugal, com 16 pontos.