Disponível petição pública para agravar pena a quem atropela, mata e omite auxílio
A manifestação do passado dia 08 de fevereiro, no local fatídico da morte do jovem vimaranense Afonso Gonçalves, marcou o arranque de uma petição “para o agravamento da moldura penal da omissão de auxílio em casos de atropelamento mortal”.

A petição está disponível e o objetivo é “garantir que quem foge de um atropelamento não fica impune”. São necessárias 7.500 assinaturas para levar a petição ao Plenário da Assembleia da República, sendo que, até ao dia de hoje, quinta-feira, contabilizavam-se 3.092.
O atropelamento trágico do vimaranense, de 21 anos de idade, na Avenida dos Estados Unidos da América, em Lisboa, continua bem presente na memória de todos. Estudava na Universidade Nova de Lisboa e era natural da vila de S. Torcato, saía de casa de amigos quando se deu a ocorrência trágica. O condutor da viatura fugiu, abandonou o jovem no local, gravemente ferido. Veio a falecer no Hospital de S. José horas depois.
O motorista, cadastrado, acabou por ser detido, um mês depois. Foi acusado pelo Ministério Público (MP) dos crimes de homicídio, condução perigosa e omissão de auxílio, e encontra-se em prisão preventiva.
Nas redes sociais, figuras públicas associam-se a esta ação apelando para que assinem a petição, que está disponível em https://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=pelosafonsos.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Março 20, 2025
Uma cerimónia presidida pela Ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, que descerrou, juntamente com Domingos Bragança, autarca de Guimarães, a placa que sela o momento para a prosperidade neste novo quartel, construído de raiz e agora situado na Rua de Mide, na zona industrial da vila vimaranense.
Março 20, 2025
Município regista uma das melhores performances nacionais na recolha de resíduos alimentares, destacando-se pelo modelo porta-a-porta e sistema PAYT.
Março 20, 2025
A informação foi dada esta manhã, à margem da inauguração da obra de requalificação do Posto da GNR de Lordelo. Contratos serão assinados com autarquias de Guimarães e Vizela.