Distrital de Braga do PAN quer autarquias a oferecerem refeições vegetarianas nas escolas
A Comissão Política Distrital do PAN, Pessoas-Animais-Natureza, lançou esta semana um desafio às autarquias do distrito, para que realizem uma refeição 100% de origem vegetal, um dia por semana, nas cantinas escolares.
A proposta, avança o PAN, foi enviada em forma de recomendação a todos os vereadoras do distrito com pelouro da Educação e surge na sequência de um debate organizado pelo partido intitulado “O que comem as nossas crianças? Inclusão e Sustentabilidade nas Escolas”.
Segundo o porta-voz da distrital, Rafael Pinto “Apesar da lei portuguesa, por proposta do PAN, prever a obrigatoriedade de disponibilização de refeições vegetarianas nas escolas, bem como alternativas vegetais ao leite, sabemos que isto nem sempre é cumprido”, acrescentando que “Acreditamos que as escolas devem dar o exemplo na promoção de hábitos alimentares saudáveis e educar para o impacto ambiental da alimentação.”.
Na recomendação, enviada às redações, pode ler-se que os portugueses “consomem quatro vezes mais carne do que o sugerido pelas recomendações nutricionais”, o que pode ter impactos graves “ao nível da saúde e ambiente”. O partido cita ainda vários estudos da Universidade de Aveiro e do ISCTE que concluem que a alimentação representa a “maior fatia da pegada de carbono dos portugueses” e que as refeições vegetarianas “têm um impacto ambiental cinco vezes menor”.
Segundo dados da Associação Vegetariana Portuguesa, em Portugal, avança também a distrital do PAN, “cerca de 9% da população já adotou uma dieta maioritariamente à base de vegetais (veganos, vegetarianos e flexitarianos). Também um recente Eurobarómetro sobre as alterações climáticas demonstrou que 13% dos portugueses reduziram o consumo de carne para reduzir a pegada ambiental”.
Para o PAN, “Para além de uma questão ambiental e de saúde, é também um problema de inclusão de milhares de crianças e encarregados de educação que, muitas vezes, não encontram alternativas nas escolas”.
A proposta recorre ainda a dados da Direcção-Geral de Saúde e estudos internacionais que afirmam que a oferta de refeições vegetarianas nas escolas reduz os custos para entidades públicas, até 25%.
O Porta-voz distrital afirma que “A oferta de refeições de base vegetal nas escolas está, também, associada à compra de alimentos com maior qualidade, incluindo produtos orgânicos, sazonais e com origem local”.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Dezembro 26, 2024
A Vitória Sport Clube, Futebol SAD acertou com o Sporting Clube de Portugal a transferência do treinador Rui Borges. A mudança implica um encaixe financeiro para a sociedade desportiva, "tornando-se efetiva já a partir desta quinta-feira", 26 de dezembro, anuncia a direção dos conquistadores.
Dezembro 26, 2024
Conhecido pela sua participação nas Festas Nicolinas, ao longo dos últimas quatro décadas, Manuel Silva Freitas, carinhosamente apelidado de "Manuel das Vacas", faleceu na passada terça-feira no Hospital Senhora da Oliveira, aos 61 anos de idade.
Dezembro 24, 2024
Em Guimarães, Tabuadelo e São Faustino, Serzedo e Calvos, Conde e Gandarela, Prazins Santo Tirso e Corvite, Sande Vila Nova e Sande S. Clemente e Airão Santa Maria, Airão São João e Vermil, viram a sua desagregação aprovada na Assembleia da República, no passado dia 17 de dezembro, após votação favorável também nos órgãos autárquicos locais. As Uniões de Freguesia que se irão desagregar no próximo ano vão a eleições autárquicas já separadas, em 2025. O Mais Guimarães recolheu a reação dos autarcas.