Dois detidos em Fafe com tonelada e meia de cocaína escondida em peles de animais
Operação da PJ contou com colaboração das autoridades norte-americanas e da Autoridade Tributária.

© Polícia Judiciária
A Polícia Judiciária (PJ) deteve, em Fafe, dois homens fortemente indiciados pela prática do crime de tráfico internacional de estupefacientes, numa operação que resultou na apreensão de uma tonelada e meia de cocaína.
A droga estava dissimulada entre peles de animais transportadas em três contentores provenientes da América Latina, importados por uma empresa portuguesa, atualmente sob investigação. A operação foi desencadeada pela Diretoria do Norte da PJ, no âmbito de uma investigação iniciada em julho, em articulação com a DEA (Drug Enforcement Administration), a CBP (Customs and Border Protection) dos Estados Unidos e a Autoridade Tributária e Aduaneira (ATA).
A suspeita sobre a carga levou a PJ a solicitar à ATA a fiscalização dos contentores no Porto de Leixões, onde se confirmou a presença da cocaína escondida entre as peles.
Após uma vigilância apertada, a PJ acompanhou o transporte dos contentores até um armazém em Fafe. Foi nesse local que, durante a operação de descarga, os dois suspeitos — de 34 e 42 anos — foram detidos em flagrante.
Os homens estão ligados à empresa importadora, sendo um deles um ex-militar da GNR, atualmente em licença de longa duração e fora do ativo. Além da droga, foram apreendidos automóveis, motociclos, armas de fogo e outros elementos relevantes para a investigação.
Os detidos serão presentes ao Tribunal de Instrução Criminal do Porto para primeiro interrogatório judicial e aplicação de medidas de coação.