Domingos Bragança visitou a RoboParty e destacou a importância da Robótica no ensino

Na manhã desta sexta-feira, 8 de abril, Domingos Bragança, presidente da Câmara, acompanhado do reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, e de Adelina Pinto, vereadora da Educação, esteve presente na cerimónia oficial de abertura da RoboParty, que, este ano, totaliza 14 edições.

© Direitos Reservados

O evento, que se realiza entre 7 e 9 de abril, é organizado pelo Grupo de Automação e Robótica do Departamento de Eletrónica Industrial da Escola de Engenharia da Universidade do Minho, coordenado pelo professor Fernando Ribeiro, e pela empresa BotnRoll, uma spin-off de ex-alunos da Uminho.

Na sua intervenção, Domingos Bragança enalteceu o entusiasmo de todos os participantes e realçou a importância do conhecimento e da sua aplicação prática que, no caso em concreto, se destina à construção e aperfeiçoamento de robôs. O presidente da Câmara deixou um desafio ao Ministro da Educação para que, na edição de 2023, esteja presente em Guimarães e “veja um bom exemplo com potencial para ser replicado em todas as escolas do país”. Domingos Bragança disse inclusive que a Robótica devia ser uma disciplina dos currículos nacionais, a partir de tenra idade. O edil terminou a sua intervenção desafiando a organização para que, em 2023, dedique um dia para os participantes poderem visitar Guimarães.

Rui Vieira de Castro, reitor da UMinho, referiu que a UMinho tem algumas missões essenciais, e uma delas é abrir-se ao exterior proporcionando que pessoas das mais variadas idades e geografias possam ter uma experiência que fará deles “melhores cidadãos e melhores futuros profissionais”.

A RoboParty consiste num evento pedagógico que reúne equipas de 4 pessoas, durante 3 dias e duas noites, para ensinar a construir robôs móveis autónomos, de uma forma simples, divertida e com acompanhamento por pessoas qualificadas. A 14ª edição conta com 105 equipas e cerca de 100 voluntários dos cursos de Eletrónica Industrial e Mecânica da UMinho, bem como um conjunto de pessoas que eleva o número total de envolvidos a cerca de 600 pessoas.

©2022 MAIS GUIMARÃES - Super8

Publicidade

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?