Editorial do Mais Guimarães: Arranca já um ano com três atos eleitorais
Os portugueses serão chamados às urnas a 18 de maio, nas eleições Legislativas antecipadas. A queda do Governo de Luís Montenegro, um ano após ser eleito, coloca o país numa nova crise política.

No espaço de um ano teremos eleições Legislativas, Autárquicas no final de setembro ou início de outubro, e Presidenciais que deverão ter lugar a 25 de janeiro de 2026
Será, naturalmente, um ano em que a nossa classe política estará sobretudo focada em reunir condições para ganhar eleições, em fazer campanha. E isso não é bom!
Num período em que há projetos estruturantes para o país em cima da mesa, em que a instabilidade internacional está instalada, com uma pressão sobre a segurança europeia como não se via desde a Segunda Guerra Mundial, com projetos importantes a nível local em áreas como a Mobilidade, a Habitação ou Justiça, em andamento, vejo com preocupação a entrada neste ciclo de atos eleitorais.
As últimas semanas ficaram marcadas por mais alguns episódios de descrédito da nossa classe política. Assistimos a um espetáculo degradante, em que interesses pessoais, corporativos, políticos, foram colocados acima dos interesses do país.
Episódios destes, que infelizmente se dão no nosso país com alguma regularidade, aumentam o descrédito do povo em quem os representa e nas instituições, tendo como consequência, por um lado, o afastamento dos cidadãos, e por outro o aumento do populismo e do voto de protesto.
Preocupa-me o estado das coisas, e por este andar, será um ano de mais algumas surpresas.
Consigamos nós, povo, manter a cabeça fria, a sanidade, e os olhos bem abertos.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Abril 25, 2025
O Teatro Jordão serviu de palco para as comemorações dos 51 anos da Revolução dos Cravos. O grupo B-Jazz Choir interpretou o Hino de Guimarães, Grândola Vila Morena, de Zeca Afonso, e o Hino de Portugal.
Abril 25, 2025
Luís Manuel Coutinho nasceu em Guimarães, em 1970. Fez a licenciatura e o mestrado em Arqueologia pela UMinho, onde trabalha agora como técnico da Unidade de Arqueologia (UAUM). Venceu Prémio Eduardo da Cunha Serrão com estudo sobre arte rupestre no Alto Minho
Abril 25, 2025
A apresentação dos candidatos decorreu no Multiusos de Guimarães, num momento que reuniu mais de 1.300 militantes e simpatizantes do partido, destacando-se ainda a presença e intervenção de Pedro Nuno Santos, secretário-geral do PS.