Eficácia de Beto ditou derrota no arranque
Duas bolas à barra e muito antijogo adversário.

Vitória–Portimonense-barra

O Vitória saiu derrotado no arranque da Liga 2021/2022, perdendo em casa, por 1-0, diante o Portimonense, em jogo no qual o maior domínio exercido não foi suficiente para evitar o primeiro desaire da época.
Com o regresso do público aos estádios, os adeptos fizeram a festa antes e durante o jogo, com um apoio emotivo ao conjunto liderado por Pepa que, apesar do total domínio no primeiro tempo, não conseguiu brindar a massa adepta com o golo. Borevkovic e Quaresma foram os elementos que estiveram mais perto do sucesso, mas os remates foram ao encontro dos ferros da baliza defendida por Samuel. O antijogo algarvio foi quebrando quem mais procurava o golo e as sucessivas paragens quebraram o ritmo de jogo.
Uma situação que se manteve nos segundos 45 minutos, após o Vitória ter sacudido a pressão inicial do adversário. Alfa Semedo foi primeiro a criar perigo. Em lance individual, o médio chutou forte e colocado, mas Samuel revelou atenção.
Ao ascendente vitoriano, as lesões demoradas dos algarvios impediam os conquistadores de procurarem com insistência a baliza contrária e, à medida que o tempo ia passando, o Portimonense procurava surpreender o último reduto vitoriano. E conseguiu, nos minutos finais, quando Beto desviou com sucesso para o fundo da baliza.
No último minuto do período de compensação, Edwards, na cara do guarda-redes, atirou ao lado.