Elevação do Santuário de S. Torcato a Basílica “representa o trabalho de gerações” diz Paulo Novais
A basílica de S. Torcato celebrou o quarto aniversário da elevação do Santuário a basílica com um concerto da Sociedade Musical de Pevidém.

O relógio bateu as 15h30 e o Quinteto de Metais da Sociedade Musical de Pevidém foi o foco das atenções dos cerca de 50 torcatenses presentes durante a cerimónia.
Para Paulo Novais, juíz da Irmandade de S. Torcato, a celebração do quarto aniversário da elevação do Santuário a Basílica “tem um significado muito profundo, porque representa o trabalho de gerações, de gente de boa vontade e de torcatenses que trabalharam para um um sonho, que era ter uma basílica digna para o Santo do Povo em S. Torcato. Representa uma eternidade do tempo, que vem desde o século VIII, em que S. Torcato lutou pela liberdade e isso perpetua-se no tempo ate à modernidade.”

© Leonardo Pereira/ Mais Guimarães
A irmandade de S. Torcato procurou, através do concerto comemorativo, “trazer um momento alegre. Acreditamos que é preciso celebrar a vida e vivê-la acima de tudo e a música é um dos elementos essenciais para dar substância à vida e para celebrar S. Torcato”, acrescenta.
Com a presença de cerca de 50 pessoas no momento musical, Paulo Novais ficou “surpreendido. É sinal que a sementes que a Irmandade tem vindo a semear, ao trazer outras expressões como a música erudita, estão a ganhar raízes. Somos uma terra de cultura com as nossas tradições e este tipo de música tem ganho um destaque importante.”
O concerto foi proporcionado pelo Quinteto de Metais da Sociedade Musical de Pevidém e para João Fontão, músico da estrutura, “foi uma honra preparar este concerto para comemorar a elevação a basílica. Esperemos que estejemos aqui no quinto ano porque deu-nos um gosto enorme preparar este concerto e realizar este evento.”
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Março 21, 2025
A Câmara Municipal de Guimarães, a Sociedade Martins Sarmento e a União de Freguesias de Briteiros São Salvador e Briteiros Santa Leocádia vão assinar amanhã, sábado, às 10h30, no Museu da Cultura Castreja, o protocolo de cooperação para a criação do Parque Florestal da Quinta de Ponte.
Março 21, 2025
Isto quer dizer que a associação espera que haja uma cooperação por parte da autarquia, e que este debate de ideias, que ocorreu no Centro Cultural Vila Flor, na última quinta-feira, não signifique apenas uma das iniciativas a compor um programa de aniversário.
Março 21, 2025
A Vimágua iniciou uma empreitada de extensão de redes de abastecimento de água e de drenagem de águas residuais em várias ruas da Freguesia de Gonça e da União de Freguesias de Atães e Rendufe.