Em dezembro há uma nova peça em destaque na Sociedade Martins Sarmento
Como tem sido sendo habitual, a Sociedade Martins Sarmento expõe, uma vez mais, uma peça do seu acervo museológico. A peça escolhida para este mês de Natal é um presépio de altar ou de trono.
Para o mês de dezembro a Sociedade Martins Sarmento (SMS) apresenta um presépio de altar ou de trono em figurado de barro policromado, procedente da olaria Alfacinha de Estremoz.
A escultura é composta por um conjunto de 8 figuras- sagrada família, pastores e reis magos-, dispostas num altar/trono de base verde com pontos brancos e “muros” pintados a azul e branco com tijolo cor-de-rosa.
Segundo Hugo Guerreiro, responsável técnico da candidatura do figurado de Estremoz a Património Cultural Imaterial da Humanidade, “as origens do Figurado de Estremoz remontam ao séc. XVII/XVIII, conforme documentado em diversas fontes e coleções nacionais, em particular a do Museu Municipal de Estremoz, e encontram-se intimamente ligadas à produção de imaginária devocional, nomeadamente imagens de Nossa Senhora da Conceição e St. António, a que acresce, em finais do Séc. XVIII, a produção de presépios em todos os casos destinados a consumo por parte das classes populares”.
Esta peça poderá ser visitada de terça a domingo das 10h00 às 12h30 e das 14h30 às 17h30.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Dezembro 3, 2024
Neste natal conduza um modelo líder no concessionário BYD M & Costas em Creixomil - Guimarães.
Dezembro 3, 2024
A Escola de Dança Flávia Portes sagrou-se campeã mundial no All Dance World 2024, uma das mais importantes competições de dança do mundo.
Dezembro 3, 2024
Todos os deputados do PS na Assembleia da República serão subscritores de um voto de congratulação à cidade de Guimarães pela conquista do título de Capital Verde Europeia 2026, informação avançada pelo deputado vimaranense Ricardo Costa.