Em dezembro há uma nova peça em destaque na Sociedade Martins Sarmento

Como tem sido sendo habitual, a Sociedade Martins Sarmento expõe, uma vez mais, uma peça do seu acervo museológico. A peça escolhida para este mês de Natal é um presépio de altar ou de trono.

© Sociedade Martins Sarmento

Para o mês de dezembro a Sociedade Martins Sarmento (SMS) apresenta um presépio de altar ou de trono em figurado de barro policromado, procedente da olaria Alfacinha de Estremoz.

A escultura é composta por um conjunto de 8 figuras- sagrada família, pastores e reis magos-, dispostas num altar/trono de base verde com pontos brancos e “muros” pintados a azul e branco com tijolo cor-de-rosa.

Segundo Hugo Guerreiro, responsável técnico da candidatura do figurado de Estremoz a Património Cultural Imaterial da Humanidade, “as origens do Figurado de Estremoz remontam ao séc. XVII/XVIII, conforme documentado em diversas fontes e coleções nacionais, em particular a do Museu Municipal de Estremoz, e encontram-se intimamente ligadas à produção de imaginária devocional, nomeadamente imagens de Nossa Senhora da Conceição e St. António, a que acresce, em finais do Séc. XVIII, a produção de presépios em todos os casos destinados a consumo por parte das classes populares”.

Esta peça poderá ser visitada de terça a domingo das 10h00 às 12h30 e das 14h30 às 17h30.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES