Embaixador chinês recebido nos Paços do Concelho
Edil vimaranense destacou a Biomedicina e a Engenharia Aeroespacial como áreas em que Guimarães pode contribuir.

China-10-anos
As futuras relações económicas e culturais entre a República Popular da China e Guimarães terá todo apoio institucional da Embaixada da China em Portugal.

Zhao Bentang, Embaixador da China em Portugal, foi recebido nos Paços do Concelho por Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal de Guimarães, numa conversa que teve como foco as futuras relações económicas e culturais entre a República Popular da China e Guimarães.
A reunião contou ainda com as presenças do Secretário Geral da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Chinesa, Bernardo Mendia, e com o Secretário Geral da Câmara de Comércio e Indústria Portugal – Hong Kong, Carlos Torres.
Nas intervenções protocolares, Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal, destacou o caráter histórico de Guimarães e salientou os eixos de desenvolvimento do território, destacando a cultura, a educação, a ciência e o conhecimento como fatores relevantes para as oportunidades de cooperação entre Guimarães e a China.
O edil referiu a Biomedicina e a Engenharia Aeroespacial como duas áreas em que Guimarães pode dar um importante contributo a nível internacional. “Procuraremos fomentar as parcerias que possam dar origem a novos empreendimentos em áreas tecnológicas de ponta ou a colaborações entre empresas já existentes. Este é o caminho de futuro que queremos traçar”, disse Domingos Bragança.
Zhao Bentang, Embaixador da China em Portugal, expressou o interesse da China na cooperação com Guimarães ao nível da Biomedicina, mas também de outras áreas emergentes, e deu relevo ao facto de Guimarães ter sido escolhida como cidade-piloto para a neutralidade climática pela União Europeia. “Queremos fortalecer as relações comerciais entre a China e Guimarães, fazendo acordos bilaterais”, afirmou.
A cooperação, segundo Zhao Bentang, terá todo apoio institucional da Embaixada da China em Portugal.





