Embaixadores promovem diálogo entre jovens e decisão política em Guimarães

No passado dia 30 de junho, foi oficialmente lançado o projeto Embaixadores Jovens de Guimarães, uma iniciativa do Pelouro da Juventude do Município de Guimarães que visa fortalecer a participação dos jovens na vida política e social local.

© CMG

O programa pretende estreitar o diálogo entre a juventude vimaranense e os responsáveis pela tomada de decisões, especialmente na elaboração e implementação das políticas municipais direcionadas aos jovens. Esta iniciativa nasceu a partir do Impact Youth, um projeto que, durante março e abril, envolveu mais de mil jovens em diversas atividades, incluindo sessões de diálogo, concursos de ideias, competições musicais e eventos desportivos.

O projeto prevê a criação de um conselho consultivo juvenil que se reunirá regularmente com o vereador da Juventude para aconselhar e colaborar na execução dos programas municipais para a juventude. Os Embaixadores Jovens são estudantes do ensino secundário e superior que se destacam pelo seu compromisso com a comunidade, participando em associações estudantis, projetos culturais e ações de cidadania.

Inserida no Programa E. Jovem, esta iniciativa tem como objetivo promover o protagonismo juvenil em várias áreas, incentivando a educação para a cidadania e a democracia participativa, através de oportunidades sociais, artísticas e cívicas.

Na sua primeira reunião, realizada no Gabinete da Juventude, o vereador da Juventude, Nélson Felgueiras, deu conta que “este é mais um passo para envolver diretamente os jovens nas decisões políticas, reconhecendo o papel essencial que desempenham no desenvolvimento das políticas locais para a juventude”. “Para nós, os jovens não são apenas participantes, mas protagonistas ativos da vida da nossa comunidade”.

PUBLICIDADE
Arcol

NOTÍCIAS RELACIONADAS