fbpx

Encerramento das ciclovias e mercados. Autarquia ativa plano de emergência

A Câmara Municipal de Guimarães decretou a ativação do Plano Municipal de Emergência, que vigorará a partir das meia noite deste sábado, dia 28 de março.

A decisão foi tomada no âmbito da reunião da Comissão Municipal da Proteção Civil, que decorreu no final da tarde desta sexta-feira, revela a Câmara de Guimarães em comunicado. A medida justifica-se pelo aumento de casos de infeção no distrito de Braga e no concelho de Guimarães e pela iminência de uma situação de acidente grave provocada pela infeção do Coronavírus.

Ao abrigo da decisão, o autarca Domingos Bragança, Presidente da Câmara e máximo responsável da Proteção Civil Municipal, emitiu um despacho onde constam as seguintes medidas que se adicionam às vigentes até à data: o encerramento da Ecovia/Ciclovia; o encerramento de todos os parques de lazer do concelho, municipais ou das freguesias; o encerramento dos cemitérios municipais e das freguesias, exceto para a realização de funerais; a suspensão de todas as feiras semanais de todo o território municipal, incluindo nestas os pequenos mercados de venda de produtos alimentares, de origem animal ou vegetal.

No mesmo comunicado lê-se que a evolução epidemiológica no concelho de Guimarães que, até às 20h30 de quinta-feira, 26 de março, e segundo os dados fornecidos pelo ACES do Alto Ave, registava 58 casos confirmados de infetados, 755 casos em vigilância e 79 a aguardar resultados dos testes. “Esta situação exige a tomada de medidas excecionais e temporárias com vista a robustecer e alargar o esforço de contenção da propagação epidémica, com o que se procura evitar, a todo o custo, um cenário de saturação dos meios de assistência hospitalar e, assim, proteger a vida dos cidadãos mais gravemente afetados pela COVID-19”, escreve a autarquia.

O Plano de Emergência Municipal pode ser consultado em aqui.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2020 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?