ENFERMEIROS SUSPENDEM PROTESTO E GREVE
Os enfermeiros tomaram a decisão de suspender a greve de zelo e o protesto contra o não pagamento do trabalho diferenciado aos enfermeiros especialistas, devido ao compromisso do Governo de iniciar negociações sobre matérias como horários de trabalho remunerações, informa o movimento de enfermeiros especialistas.
Os enfermeiros tomaram a decisão de suspender a greve de zelo e o protesto contra o não pagamento do trabalho diferenciado aos enfermeiros especialistas, devido ao compromisso do Governo de iniciar negociações sobre matérias como horários de trabalho remunerações, informa o movimento de enfermeiros especialistas.Os enfermeiros estavam em protesto desde maio. Os especialistas em saúde materna e obstétrica não prestavam cuidados diferenciados desde o início de julho , em protesto contra a falta de pagamento da especialização. Este protesto vinha a estender-se a cada vez mais unidades de hospitalares. O Hospital da Senhora da Oliveira aderiu desde o primeiro momento e esperava-se a adesão de Braga e Famalicão a partir do mês de agosto.
Uma segunda greve, de cinco dias, abrangendo todos os enfermeiros, começava em 31 de julho, mas foi também desconvocada.
A Federação Nacional de Sindicatos de Enfermeiros, José Azevedo, justificou, em declarações à Lusa, a decisão com o “acordo de princípio” assumido esta segunda-feira com Ministério da Saúde, após uma reunião, para “iniciar negociações” de matérias como promoções e progressão da carreira, horários de trabalho e tabela salarial.
O porta-voz do movimento Enfermeiros Especialistas em Saúde Materna e Obstétrica, Bruno Reis, que participou na reunião enquanto observador, adiantou que os profissionais que representa retomam o trabalho dado que o compromisso prevê a “calendarização negocial” de questões como a categoria de enfermeiro especialista a consequente “revalorização salarial”.
A bastonária da Ordem dos Enfermeiros mostrou-se agradada com o “acordo de princípio” entre Governo e sindicatos em matérias laborais como relativamente à revisão da carreira. A bastonária espera que, entre outras matérias, haja “uma revisão séria da carreira”, aguardada há vários anos. A bastonária afirma que a Ordem se manterá vigilante.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Outubro 14, 2024
Próxima reunião do Conselho Municipal está agendada para 19 de Outubro, na Biblioteca Municipal Raul Brandão.
Outubro 14, 2024
Atendendo à previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que aponta para precipitação e vento forte nesta terça e quarta-feira, 15 e 16 de outubro, o serviço Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Ave alerta a população para alguns cuidados a ter durante este período.
Outubro 14, 2024
O Vitória SC não conseguiu alcançar a primeira vitória na Liga Solverde.pt 2024/25, apesar de uma boa exibição no dérbi do Minho contra o SC Braga.