Entre 03 a 15 de dezembro: Dia Internacional das Pessoas com Deficiência assinalado em Guimarães

Sob o mote "Consciencializar para Incluir", Guimarães vai celebrar o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência com iniciativas inclusivas, em diversas atividades que decorrerão entre 03 e 15 de dezembro.

© CMG

O Fórum Municipal das Pessoas com Deficiência de Guimarães está a preparar um conjunto de iniciativas para assinalar o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, que será celebrado no dia 3 de dezembro.

Uma das ações em destaque é a campanha “Tolerância Zero”, a ser realizada nesta quinta-feira, dia 15, e também a 23 de novembro nos agrupamentos de Escolas Santos Simões, Caldas das Taipas e João de Meira.

Esta iniciativa tem como objetivo sensibilizar os condutores que estacionam indevidamente em locais reservados para pessoas com mobilidade reduzida ou sobre os passeios, prejudicando a passagem de cadeiras de rodas e comprometendo a autonomia. As crianças desses agrupamentos participarão aplicando multas simbólicas como forma de reflexão sobre o impacto do desrespeito à lei.

Outro destaque é o Webinar sobre Literacia em Autismo, a ser realizado em formato online no dia 22 de novembro pela Associação Portuguesa Voz do Autista (APVA). Destinado ao corpo docente, não docente e pais interessados, visa sensibilizar para questões neurodivergentes, como o autismo e a dislexia.

A Oficina “Trocar Por Miúdos – Eu, o Outro e o Mundo”, agendada para os dias 07, 13 e 14 de dezembro, envolverá os agrupamentos de Escolas Professor Abel Salazar, Taipas e Escola Secundária das Caldas das Taipas. Este projeto, liderado pela Plural & Singular, pretende explicar a inclusão, equidade e diversidade às crianças, usando métodos lúdicos para promover competências sociais e pessoais.

Além disso, estão também previstas iniciativas desportivas adaptadas nos vários agrupamentos de escolas durante o mês de novembro, incluindo demonstrações de modalidades como basquetebol em cadeira de rodas, andebol, boccia, goalball e judo, possibilitando também visitas aos locais de treino, mediante agendamento prévio. As ações de sensibilização nas escolas contarão com a participação de pessoas com deficiência, partilhando as suas histórias de vida com alunos e professores durante o mês de novembro.

O Vitória Sport Club vai também desenvolver uma iniciativa que possibilitará a crianças e jovens com deficiência interagir com as jogadoras da equipa de voleibol feminino, no jogo contra o Benfica.

A programação inclui ainda uma Sessão de Esclarecimento sobre “Prestações Sociais de Apoio à Pessoa com Deficiência” promovida pela Segurança Social, agendada para 12 de dezembro no Auditório da Universidade do Minho.

Também no âmbito deste programa, no dia 04 de dezembro, haverá uma Caminhada Inclusiva e a Leitura do Pregão percorrerá as ruas de Guimarães, culminando com intervenções do Presidente da Câmara, Domingos Bragança, e da Vereadora para a Coesão Social, Paula Oliveira.

O grande auditório do Centro Cultural Vila Flor será palco, no dia 6 de dezembro, do “Espetáculo Inclusivo – Vozes pela Inclusão”, e no dia 12 de dezembro, no auditório da Biblioteca Municipal Raúl Brandão, será a apresentação do livro “Relatório da Vida do Rémi”, da autoria de Rémi Esteves, um jovem com deficiência e utente da Cercigui.

Por fim, a Sociedade Martins Sarmento receberá a iniciativa de adaptação de brinquedos para crianças com necessidades educativas especiais, visando garantir a disponibilização gratuita destes brinquedos adaptados às escolas e instituições que apoiam crianças com deficiência.

Estas atividades pretendem sensibilizar a comunidade para as questões relacionadas com a deficiência e “promover a inclusão de forma abrangente e dinâmica em Guimarães”, destaca o município.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES