Equipa domiciliária de Cuidados Paliativos é realidade em Guimarães

O Hospital Senhora da Oliveira Guimarães (HSOG) vai apresentar esta quarta-feira, dia 12 de janeiro, o projeto financiado pela Fundação La Caixa, Paliativos Consigo, com uma equipa domiciliária de cuidados paliativos. “Assente em boas práticas e trabalhando em articulação com as Equipas de Cuidados Continuados Integrados (ECCI) e Cuidados de Saúde primários, permitirá uma diminuição de custos, decorrente da diminuição dos dias de internamento destes doentes, e um aumento da capacidade de resposta efetiva e dirigida ao doente, família e suas necessidades”.

© Eliseu Sampaio / Mais Guimarães

De acordo com nota enviada às redações, a Equipa Intra-Hospitalar de Suporte em Cuidados Paliativos (EIHSCP) do HSOG “tem vindo a acompanhar, cada vez mais, um maior número de doentes, quer no internamento, quer na consulta externa”. Este incremento em termos de número fez com que a instituição percebesse “que na continuidade de cuidados, nomeadamente ao nível do apoio no domicilio, subsistem lacunas”.

O objetivo principal do projeto Paliativos Consigo é, assim, “prestar cuidados especializados a doentes do foro paliativo no seu domicílio, nas várias fases da sua doença, incluindo fim de vida, através da implementação de planos individualizados, contribuindo para a humanização dos cuidados de saúde”.

Os doentes acompanhados serão maiores de 18 anos, portadores de sintomas/problemas intensos ou incapacitantes resultantes de doença incurável, avançada e progressiva, sem resposta aceitável à terapêutica curativa e/ou em sofrimento, bem como as suas famílias. 

A equipa, faz saber o hospital, funcionará segundo um modelo colaborativo e integrado, plenamente integrada no Serviço Nacional de Saúde e ocupar-se-á dos doentes com necessidades mais complexas, da formação e investigação em Cuidados Paliativos.

O programa Paliativos Consigo funcionará de segunda a sexta-feira, das 08h00 às 20h00. Aos sábados e domingo funcionará com um enfermeiro das 09h00 às 15h00 e um médico em regime de prevenção. A equipa terá ainda apoio telefónico diariamente das 09h00 às 20h00.

©2022 MAIS GUIMARÃES - Super8

Publicidade

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?