Equipa feminina do Vitória estreia-se com derrota diante do Benfica
O Vitória não conseguiu festejar da melhor forma a sua estreia no principal escalão do futebol feminino português. No Campo 5 da Academia vitoriana, perante cerca de mil adeptos, as Conquistadoras perderam por 1-5 frente ao pentacampeão nacional Benfica.

© VSC
O jogo começou com ascendente encarnado, que aos nove minutos já tinha ameaçado a baliza de Adriana Rocha com um remate ao poste. Contudo, a festa foi vitoriana aos 15′: na sequência de um canto, Dária Kaminska saltou mais alto que toda a defesa adversária e assinou, de cabeça, o primeiro golo da história do clube na Liga BPI – um momento celebrado efusivamente pelas jogadoras e pelo público.
A vantagem, porém, durou pouco. Aos 27′, a capitã benfiquista Carole Costa restabeleceu a igualdade, resultado que se manteve até ao intervalo. Na segunda parte, a superioridade das campeãs nacionais veio ao de cima. Em apenas 11 minutos, o Benfica consumou a reviravolta com golos de Rakel Engesvik (46’), Caroline Møller (55’) e Beatriz Cameirão (57’). Chandra Davidson, aos 71 minutos, fechou a contagem em 1-5.
Apesar do desaire, o encontro ficará marcado como um momento histórico para o Vitória, que alinhou pela primeira vez na Liga BPI com o seguinte onze inicial: Adriana Rocha, Dária Kaminska, Débora Maciel, Carolina Pocinho, Babi, Jaime Turrentine, Vanessa Marques, Mafalda Mariano, Marta Gago, Irlanda e Betinha. No decorrer do jogo, entraram ainda Maria Salgado, Maria Baleia, Joana Dantas, Sara Brasil e Maria Gaspar.
Na próxima jornada, marcada para 27 de setembro às 16h00, a equipa orientada por Ivo Roque desloca-se ao terreno do Racing Power FC.