Escola Curtir Ciência inicia ano com novos projetos

A Escola Curtir Ciência vai iniciar, a partir da próxima segunda-feira, dia 13 de janeiro, a primeira semana de atividade deste ano letivo. Durante doze semanas, as atividades serão realizadas de segunda a quinta-feira, com a participação de turmas do terceiro ano de várias escolas básicas do concelho de Guimarães.

© Curtir Ciência

Uma das principais novidades no plano de atividades é a introdução de um dia dedicado à exploração da cidade. As crianças terão a oportunidade de conhecer diversos espaços e instituições de Guimarães, como a Câmara Municipal, o Arquivo Municipal Alfredo Pimenta e a Casa da Memória. A atividade “História com Ciência” será realizada na Biblioteca Municipal Raúl Brandão, estabelecendo uma conexão com as instituições locais.

O Curtir Ciência avança em comunicado que o objetivo é que haja “o cumprimento das aprendizagens essenciais do terceiro ano, alinhando-se com o plano curricular. Ao longo da semana, os alunos têm a oportunidade de explorar diferentes áreas do conhecimento, incluindo Biologia e Biodiversidade, Geologia, Sistema Solar, Novas Tecnologias, entre outras”.

O plano semanal de atividades começa com a receção dos alunos às 09h30, seguida das aulas e atividades práticas. A programação é variada e inclui atividades ao ar livre, como a “História com Ciência” às segundas-feiras, com a temática “Sol! Uma estrela única”, envolvendo experiências sobre eclipses solares e lunares, absorção, reflexão, gravidade e o Sistema Solar.

Às terças-feiras, as crianças participam em percursos exploratórios na Zona de Couros, onde poderão explorar as vertentes geográficas, geológicas e biológicas de uma área classificada pela UNESCO. Também terão a oportunidade de estudar a biodiversidade no “Tanque com Vida” do Curtir Ciência, observando seres vivos e suas cadeias alimentares.

É às quartas-feiras que as crianças exploram a cidade de Guimarães, com visitas à Câmara Municipal, Casa da Memória e ao Arquivo Municipal. Uma das atividades destaque é o programa “Genealogistas por um dia”, onde as crianças irão aprender a identificar e valorizar as suas raízes familiares, além de desenvolverem habilidades de organização e registo.

Por fim, às quintas-feiras, a Escola Curtir Ciência oferece atividades de Robótica e Pensamento Computacional, incluindo a construção de itinerários e exploração de pequenos computadores MicroBit, que introduzem os alunos ao mundo da programação.

O mesmo comunicado refere que esta escola é “um instrumento fundamental para a promoção da prática experimental junto das crianças do primeiro ciclo do ensino básico e materializa a missão do Curtir Ciência como divulgador científico junto da comunidade escolar e constitui uma resposta curricular alternativa, permitindo às crianças de escolas mais afastadas um contacto com a atividade científica experimental e com a vitalidade das instituições de Guimarães”.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES