Escola de Arquitetura, Arte e Design da UMinho celebra 29 anos de atividade

A Escola de Arquitetura, Arte e Design da Universidade do Minho (EAAD) assinala esta quarta-feira, 5 de novembro, o seu 29.º aniversário. As comemorações decorrem a partir das 15h00, no Auditório Nobre do campus de Azurém, em Guimarães.

© UMinho

A sessão de abertura contará com intervenções do presidente da EAAD, Paulo Cruz, e do reitor da Universidade do Minho, Rui Vieira de Castro. Segue-se a conferência “Pierre Jeanneret, no sopé dos Himalaias”, proferida pela professora Maria Manuel Oliveira, que recentemente concluiu a sua carreira académica.

Docente da instituição desde 1997, Maria Manuel Oliveira desempenhou um papel fundamental no crescimento e consolidação da EAAD, destacando-se como professora de projeto de arquitetura, investigadora no Laboratório de Paisagens, Património e Território (Lab2PT) e arquiteta responsável por diversos projetos de arquitetura e desenho urbano no âmbito do Centro de Estudos da Escola.

Atualmente, a EAAD reúne mais de 600 estudantes, 30 docentes de carreira, um investigador e oito técnicos e administrativos. A escola desenvolve uma intensa atividade nacional e internacional nas áreas da Arquitetura, Design do Produto e Artes Visuais, tanto no ensino e investigação como na interação com a sociedade. Entre as suas iniciativas destaca-se a única Cátedra não académica da UMinho, criada em parceria com o Grupo Casais.

Instalada num edifício projetado pelos arquitetos Fernando Távora e José Bernardo Távora, a EAAD acolhe ainda o Lab2PT, recentemente classificado como “Excelente” pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), e o Centro de Estudos da Escola. As suas atividades estendem-se também à Garagem Avenida, através das Artes Visuais, e ao Instituto de Design, onde decorrem as aulas ligadas à área de Design de Produto e Serviços.

PUBLICIDADE
Arcol

NOTÍCIAS RELACIONADAS