Escola de Arquitetura, Arte e Design da UMinho celebra 29 anos de atividade
A Escola de Arquitetura, Arte e Design da Universidade do Minho (EAAD) assinala esta quarta-feira, 5 de novembro, o seu 29.º aniversário. As comemorações decorrem a partir das 15h00, no Auditório Nobre do campus de Azurém, em Guimarães.

© UMinho
A sessão de abertura contará com intervenções do presidente da EAAD, Paulo Cruz, e do reitor da Universidade do Minho, Rui Vieira de Castro. Segue-se a conferência “Pierre Jeanneret, no sopé dos Himalaias”, proferida pela professora Maria Manuel Oliveira, que recentemente concluiu a sua carreira académica.
Docente da instituição desde 1997, Maria Manuel Oliveira desempenhou um papel fundamental no crescimento e consolidação da EAAD, destacando-se como professora de projeto de arquitetura, investigadora no Laboratório de Paisagens, Património e Território (Lab2PT) e arquiteta responsável por diversos projetos de arquitetura e desenho urbano no âmbito do Centro de Estudos da Escola.
Atualmente, a EAAD reúne mais de 600 estudantes, 30 docentes de carreira, um investigador e oito técnicos e administrativos. A escola desenvolve uma intensa atividade nacional e internacional nas áreas da Arquitetura, Design do Produto e Artes Visuais, tanto no ensino e investigação como na interação com a sociedade. Entre as suas iniciativas destaca-se a única Cátedra não académica da UMinho, criada em parceria com o Grupo Casais.
Instalada num edifício projetado pelos arquitetos Fernando Távora e José Bernardo Távora, a EAAD acolhe ainda o Lab2PT, recentemente classificado como “Excelente” pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), e o Centro de Estudos da Escola. As suas atividades estendem-se também à Garagem Avenida, através das Artes Visuais, e ao Instituto de Design, onde decorrem as aulas ligadas à área de Design de Produto e Serviços.
PUBLICIDADE
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Novembro 13, 2025
Estão em fase final os preparativos para o arranque das obras de reparação da cobertura e dos paramentos exteriores da Igreja do Mosteiro de Santa Marinha da Costa, em Guimarães.
Novembro 13, 2025
O Lar de Santa Estefânia, uma das instituições mais emblemáticas de Guimarães, está a participar na edição deste ano da campanha “Bairro Feliz” do Pingo Doce, com um projeto dedicado às crianças do seu jardim infantil. A votação decorre até sexta-feira, 14 de novembro, na loja do Pingo Doce da Alameda Alfredo Pimenta, junto aos Bombeiros Voluntários de Guimarães.
Novembro 13, 2025
A paixão pela montanha, o desafio e o espírito comunitário regressam no próximo dia 23 de novembro ao Vale de São Torcato, em Guimarães, para a realização do 6.º Trail Vila de São Torcato, uma prova que se afirma, ano após ano, como uma das mais emblemáticas do calendário desportivo regional.
Novembro 13, 2025
A Taça da Liga Feminina chega pela primeira vez a Guimarães, com o Vitória SC a receber o CS Marítimo no próximo domingo, 16 de novembro, às 11h00, no Campo 5 da Academia vitoriana, em jogo a contar para a 2.ª jornada da competição.
Novembro 13, 2025
Guimarães, em conjunto com Porto e Lisboa, participa num projeto inovador, City4Climate – Digital Twins for Climate Action, que tem como missão melhorar a qualidade de vida no ambiente urbano.
Novembro 13, 2025
No coração histórico de Guimarães, entre as fachadas elegantes do Largo Condessa do Juncal, há um espaço onde o tempo desacelera e o cuidado ganha forma. É o refúgio criado por Valentyna Ivanchuk, terapeuta e empreendedora ucraniana que celebra nove anos dedicados à saúde, à beleza e ao bem-estar.





