Escola de Engenharia da UMinho celebra 50 anos com lançamento de livro de memórias
Será apresentado no próximo dia 7 de janeiro, às 16h00, no espaço B-Lounge da biblioteca geral do campus de Azurém, em Guimarães.

© UMinho
Com 182 páginas, a obra reúne testemunhos de todos os antigos presidentes da escola, incluindo o atual reitor da UMinho, Pedro Arezes, que fará a apresentação oficial do livro. Esta publicação sucede à edição comemorativa dos 25 anos da EEUM e retrata a evolução, os desafios e a projeção da escola ao longo destas cinco décadas.
Na véspera, dia 6 de janeiro, o campus de Gualtar, em Braga, será palco da iniciativa “Engenharia & Arte”, que visa aproximar as duas áreas. Também às 16h00, no B-Lounge, será inaugurada a exposição de pintura “Entre-linhas”, do professor aposentado da EEUM Mário Lima, que depois de uma carreira na Engenharia Mecânica descobriu na pintura uma nova forma de expressão. Ainda nesta sessão será apresentado o livro de poesia “Meu Nome é Ninguém”, de Luís Soares Barbosa, professor catedrático de Engenharia Informática da EEUM e poeta premiado, com uma obra inspirada, entre outros, pela poeta Emily Dickinson.
Os eventos comemorativos têm entrada livre, sujeita à lotação do espaço. O programa do cinquentenário da EEUM continua ao longo do ano com outras atividades previstas: em janeiro, a tertúlia “Engenharia e ética na IA”; em fevereiro, o Dia do Emprego e a Cerimónia de Graduação; em março, uma mesa-redonda sobre Engenharia e sustentabilidade; e para encerrar, um concerto no Theatro Circo, em Braga. Desde abril do ano passado, as celebrações já passaram por espetáculos musicais, lançamentos de livros, exposições, debates, piqueniques, mostras de start-ups e ações solidárias.
Com 7.800 estudantes distribuídos por 84 cursos nos campi de Guimarães e Braga, a EEUM é a maior escola da UMinho e uma referência na formação e na transferência de conhecimento e tecnologia. Conta com nove departamentos e nove centros de I&D, envolvendo 263 docentes de carreira, 132 doutorados e mais de 100 técnicos. Entre os seus avanços recentes destacam-se a criação dos cursos de Engenharia Aeroespacial e Ciência de Dados, a crescente produção científica — com 37 investigadores entre os mais citados mundialmente — e a participação em 18 agendas financiadas pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
PUBLICIDADE
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Janeiro 21, 2026
A Silent Party está de volta a Guimarães e promete mais uma noite original e animada, integrada na programação de Guimarães 2026 - Capital Verde Europeia. Depois de ter marcado presença e animado a Green Week Guimarães nos últimos anos, o evento regressa agora em formato indoor, ocupando as Salas de Ensaio do Teatro Jordão | Garagem Avenida.
Janeiro 21, 2026
O Reino da Diversão está de volta ao Multiusos de Guimarães entre 6 de fevereiro e 8 de março, prometendo uma edição renovada, com mais atrações, novas experiências e uma forte aposta na inovação e na sustentabilidade. O evento familiar transforma novamente o espaço num grande parque de entretenimento, reunindo carrosséis, divertimentos, simuladores, pista de gelo e zonas interativas pensadas para todas as idades.
Janeiro 21, 2026
Estão oficialmente abertas as inscrições para a RoboParty 2026, um dos maiores eventos de iniciação à robótica em Portugal, que terá lugar de 27 a 29 de março, decorrendo de quarta a sexta-feira.
Janeiro 21, 2026
O distrito de Braga vai estar sob aviso laranja esta sexta-feira, 23 de janeiro, devido à queda de neve, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Janeiro 21, 2026
Técnico António Torres Campos analisa momento dos Sub-19 e projeta fase seguinte.
Janeiro 21, 2026
A sede do Agrupamento 884 de Nespereira recebe este domingo, dia 25 de janeiro, o XII Encontro de Reis, uma iniciativa de entrada livre que tem início marcado para as 14h30.





