Escola de Engenharia da UMinho promove debate sobre o futuro do ensino superior
A Escola de Engenharia da Universidade do Minho (EEUM) vai promover, no próximo dia 19 de novembro, o debate “Estratégias para o futuro do ensino superior”, que reunirá três personalidades de relevo do meio académico e científico: Alexandre Quintanilha, Olga Pombo e Luís António Santos.

© UMinho
A sessão está marcada para as 16h00, no edifício 1 do campus de Azurém, em Guimarães, com entrada livre, mediante inscrição prévia. A iniciativa insere-se nas comemorações do Cinquentenário da Escola de Engenharia e pretende promover uma reflexão alargada sobre os desafios e oportunidades que se colocam ao ensino superior em Portugal, num contexto de transformação tecnológica, social e institucional.
Três olhares sobre o ensino e o conhecimento
O painel contará com Alexandre Quintanilha, físico e investigador reconhecido internacionalmente, que tem dedicado grande parte da sua carreira ao estudo do stress oxidativo e da relação entre ciência e sociedade. Nascido em Moçambique, Quintanilha viveu na África do Sul e nos Estados Unidos, regressando a Portugal em 1991. Doutorado em Física, foi professor na Universidade da Califórnia, em Berkeley, e na Universidade do Porto, onde ajudou a fundar centros de investigação e cursos multidisciplinares.Foi também deputado à Assembleia da República, onde se destacou pela defesa de políticas públicas baseadas no conhecimento científico, e presidiu a diversas comissões nacionais e internacionais na área da ciência e da ética. Como costuma afirmar, teve “a sorte de conviver com pessoas muito inspiradoras”, algo que considera essencial para o progresso da ciência.
50 anos de Escola de Engenharia
O debate integra o vasto programa comemorativo dos 50 anos da Escola de Engenharia da Universidade do Minho, que tem vindo a promover conferências, encontros e atividades científicas destinadas a refletir sobre o papel da instituição na formação e na inovação tecnológica do país.
PUBLICIDADE
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Dezembro 18, 2025
O concelho de Guimarães esteve entre os locais alvo de uma operação da Guarda Nacional Republicana (GNR) que permitiu desmantelar um grupo criminoso organizado responsável por dezenas de furtos qualificados em lares de idosos, centros de dia e instituições públicas no Norte e Centro do país.
Dezembro 18, 2025
A direção de campanha de Guimarães da candidatura presidencial de António José Seguro será inaugurada, no próximo sábado, 20 de dezembro, pelas 15h00, a sede de campanha “Seguro Presidente”, localizada na Rua Teixeira de Pascoais, em Guimarães.
Dezembro 18, 2025
Projeto de João Gaspar Cunha aponta para uma nova geração de parceiros robóticos neuroadaptativos.
Dezembro 18, 2025
A partida entre Estrela da Amadora e Moreirense está agendada para sábado, com início marcado para as 20h30.
Dezembro 18, 2025
A medida consta de um despacho assinado pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro.
Dezembro 18, 2025
A 15ª edição do GUIdance – Festival Internacional de Dança Contemporânea realiza-se de 5 a 14 de fevereiro de 2026, em Guimarães, reunindo criadores de Portugal, Grécia, Inglaterra, Espanha e Canadá.





