Escolas de Guimarães criam murais para assinalar os 900 anos da Batalha de São Mamede

No contexto das comemorações dos 900 anos da Batalha de São Mamede, o Município de Guimarães convidou várias escolas do concelho a participarem na criação de murais alusivos à efeméride. O projeto visa promover o conhecimento histórico e envolver a comunidade escolar na preparação da data.

© CMG

A iniciativa é coordenada pela associação Fuga Pela Escada e começou em 2024 com a realização de um primeiro mural na Escola de São Roque, na freguesia da Costa. Em 2025, o projeto foi alargado a outras escolas, envolvendo alunos em atividades de pesquisa histórica e produção artística.

Durante dez sessões, os participantes estudaram os acontecimentos, as personagens e os significados da Batalha de São Mamede. Os murais resultam deste processo e foram desenvolvidos de forma colaborativa pelas turmas envolvidas.

Na passada quinta-feira, foi apresentado o mural do Centro Escolar de Urgeses, dando início à mostra pública dos trabalhos realizados. Estão previstas mais apresentações ao longo do ano letivo.

A Batalha de São Mamede, travada a 24 de junho de 1128, é considerada um momento determinante no caminho para a independência do Condado Portucalense. A data será assinalada com maior expressão em 2028, quando se completam 900 anos do acontecimento.

PUBLICIDADE
Arcol

NOTÍCIAS RELACIONADAS