Espada original de D. Afonso Henriques está de volta ao seu lugar
Foi executada ainda uma réplica para tornar mais ágil a substituição quando necessário.
A espada original da estátua de D. Afonso Henriques, da autoria de Soares dos Reis, foi reposta esta sexta-feira, depois do ato de vandalismo que resultou na sua quebra no passado mês de outubro.
Atendendo à recorrência destes atos de vandalismo, a Câmara Municipal de Guimarães aproveitou a operação de reparação da espada original para executar uma réplica e, “caso seja necessário, proceder a uma nova substituição temporária, apelando à salvaguarda do património como um dever de todos os cidadãos”.
Criada por António Soares dos Reis, a escultura de D. Afonso Henriques em Guimarães foi inaugurada em 20 de outubro de 1887, encontrando-se junto ao Paço dos Duques desde 1940.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Dezembro 26, 2024
“Ficámos contentes por conseguir corresponder às expetativas das pessoas”, disse o presidente da Junta ao Mais Guimarães, referindo que, na realidade, “esta agregação, em termos de comunhão e partilha entre as pessoas, não existiu, não houve a verdadeira agregação entre os povos”. Tiago Rodrigues comentou a desagregação da sua União de Freguesias, que acontecerá nas próximas eleições autárquicas, em setembro ou outubro de 2025.
Dezembro 26, 2024
Em Guimarães, seis Uniões de Freguesia, juntas desde 2013, vão desagregar-se no próximo ano, nas eleições autárquicas. O Mais Guimarães recolheu a reação dos autarcas.
Dezembro 26, 2024
O Vitória Sport Clube anunciou uma Conferência de Imprensa para a apresentação do novo treinador da equipa principal, com início pelas 14h30 no auditório do estádio D. Afonso Henriques.