Especialistas vão debater o papel da inovação para a construção de uma sociedade mais sustentável
Nesta segunda-feira, dia 8 de janeiro, o pequeno auditório do Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, será palco do Innovation FORUM, um evento organizado pelo Polo de Inovação em Engenharia de Polímeros (PIEP) da Universidade do Minho, com o apoio do Município de Guimarães, que pretende debater o papel da inovação na construção de uma sociedade mais inteligente e sustentável.
Este fórum de discussão reunirá especialistas, académicos, representantes do setor privado e público, procurando promover um “diálogo construtivo e produtivo sobre o papel da inovação na construção de uma sociedade mais sustentável e inteligente”, adianta a organização.
O PIEP, Centro de Tecnologia e Inovação da Universidade do Minho, aponta a relevância da inovação para o crescimento económico do país, e reconhecendo os desafios atuais no contexto global e a urgência em atingir a neutralidade carbónica até 2045, promove o Innovation FORUM, estabelecendo um “Hub de Inovação que facilite e promova a colaboração entre a academia, a indústria e o setor público, num debate orientado ao futuro coletivo”.
Perante os desafios globais, acrescenta fonte do PIEP, como o crescimento populacional, a segurança alimentar e as alterações climáticas, “torna-se imperativa uma dupla transição, climática e digital, que impulsione a transformação da nossa sociedade e contribua para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável até 2030, nos quais a inovação desempenha um papel vital”.
Assim surge este fórum de discussão, como uma “oportunidade enriquecedora para abordar os desafios atuais e futuros, bem como para explorar soluções inovadoras que impulsionem o desenvolvimento socioeconómico de Portugal”.
A sessão de abertura ficará a cargo de Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Rui Vieira de Castro, reitor da Universidade do Minho, Bruno Pereira da Silva (PIEP) e de Nuno Guimarães (PIEP). De seguida, abre-se o debate sobre a “Mobilidade Inteligente e Sustentável”, com Ângelo Ramalho (EFACEC), José Neves (AED Cluster Portugal), Pedro Arezes (Universidade do Minho) e Ricardo Esteves (Petrotec).
Os “Produtos Sustentáveis e Inteligentes” serão debatidos entre Bruno Machado (Logoplaste Innovation Lab), José Mário Fernandes (Grupo Casais), José Teixeira (Riopele) e Marlos Silva (MC Sonae). A mesa de debate subordinada ao tema “Ecossistemas de Inovação para uma Economia Descarbonizada” contará com a participação de Amaro Reis (APIP), António Pontes (Universidade do Minho), Gonçalo Lobo Xavier (APED) e João Gomes (DST Group).
O debate sobre “Cidades Inteligentes para uma Transição Verde”, conta com a participação de Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Luísa Salgueiro, presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, António Cunha, presidente da CCDR-Norte, e Fernando Alexandre, professor associado com agregação da Universidade do Minho e vice-presidente do Conselho Económico e Social.
O Innovation FORUM será aberto ao público e conta com a participação de diversos especialistas.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Setembro 18, 2024
Mais Guimarães, o Semanário Digital Vimaranense. Tem tudo o que precisa de saber, num só clique!
Setembro 18, 2024
A dor de Pedrogão foi lá longe, sofremos com ela. Mas como em tudo, a dor passa, adormecemos e acordamos com o fogo ao pé, de novo.
Setembro 18, 2024
No final da reunião de câmara da passada segunda-feira, 16 de setembro, Ricardo Araújo, vereador da oposição eleito pela Coligação Juntos Por Guimarães, disse que a câmara municipal deveria ter evitado estar agora a anular uma decisão que não foi devidamente instruída, quando apresentada ao executivo municipal.