Está frio? Agasalhe-se que a temperatura vai descer nos próximos dias

Uma bolsa de ar frio, com origem na região da Escandinávia, está a deslocar-se para o norte da Península Ibérica, "resultando daí em nova descida da temperatura, em especial da mínima", avisa o IPMA - Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

© Eliseu Sampaio / Mais Guimarães

Face à descida das temperaturas mínimas, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil alerta a população para que tome cuidados especiais e medidas de prevenção, evitando situações de risco para a saúde e para a vida das pessoas, sobretudo as que se encontrem em situação mais vulnerável.

Recomenda particular atenção com as crianças e idosos, embora os riscos possam ser alargados à população em geral, devendo ser tomadas precauções especiais, designadamente, ao nível do vestuário, com o uso de roupa adequada, de preferência em várias camadas, em vez de uma única peça muito quente, e cuidados na utilização de equipamentos de aquecimento nos lares, sobretudo com equipamentos de combustão, nomeadamente lareiras, braseiras e salamandras. Ainda cuidados especiais pelo risco de sobrecarga de tomadas e extensões elétricas.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil alerta ainda para os cuidados a ter na circulação pedonal e de automóveis, face aos riscos inerentes à formação de geada e gelo nos pavimentos, ou mesmo de neve nas zonas mais altas, assim como de situações de nevoeiro intenso.

Em Guimarães, as temperaturas rondarão os 2-3 graus de mínima, e 10 graus de máxima nesta quinta e sexta-feira, devendo regressar à normalidade (para esta época do ano) a partir de sábado, dia 13 de janeiro, com a previsão de chuva para o fim-de-semana.

 

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES