ESTA QUINTA-FEIRA, O SANTUÁRIO DE SÃO TORCATO PASSA A BASÍLICA

© Mais Guimarães

Comemora-se, esta quinta-feira, o dia de São Torcato, data em que a Irmandade de São Torcato realiza a secular “Feira dos 27”. Mas o dia é marcado pela Cerimónia Solene de elevação do Santuário de São Torcato a Basílica Menor.

O programa de celebrações tem início pelas 10h00, com uma eucaristia e cerimónia oficial de elevação do Santuário de São Torcato a Basílica, presidida pelo Arcebispo de Braga e Primaz das Espanhas, Dom Jorge Ortiga. Segue-se a inauguração da Via-sacra e do Elevador de acesso ao recinto da Basílica.

Na sexta-feira, pelas 21h30, destaque para o Concerto comemorativo de elevação de Santuário a Basílica pela Orquestra do Norte, com a participação de alunos do Agrupamento de Escolas do Vale de S. Torcato.

Para esta quinta-feira está agendada a Feira dos 27. Segundo a Irmandade de São Torcato, a tradição singular atrai à vila milhares de pessoas, sobretudo produtores de gado provenientes de variadas localidades do norte do país, que participam num concurso pecuário.

Ainda durante a tarde haverá a atuação dos grupos folclóricos da vila, de um grupo de cantares tradicionais e uma garraiada à minhota.

Este ano, marcarão presença representantes do Parlamento Europeu, Assembleia da República, ilustres académicos, representantes de instituições religiosas e civis, autarquia local, para além da presença do presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2020 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?