Estamos todos a precisar de abraços
Por Eliseu Sampaio.

Por Eliseu Sampaio.
Já contamos mais de um mês de quarentena, de isolamento nas nossas habitações, com o objetivo de, juntos, evitarmos um aumento exponencial de casos de infetados pela Covid-19.
Há coisas de que sentimos já muita falta. Para quem é um ser marcadamente social este retiro é um tormento! Faltam-nos os abraços, os olhares, os cafés, as conversas prolongadas. Falta-nos o que transformava os nossos dias em espaços de tempo únicos, pelos encontros tantas vezes improváveis e irrepetíveis. Faltam-nos as pessoas, a nossa comunidade, os nossos.
Talvez esta pandemia nos venha ensinar isso: o quanto vale a vida em comunidade. Já descobrimos os vizinhos da frente e do lado, até já sabemos o nome dos filhos e que a neta está grávida, e que o bebé há-de nascer lá para meados de agosto. Coisas que não esqueceremos mais.
É verdade que muitos viviam de costas voltadas para isto, e que manterão essa posição. Mas muitos mais, quero eu acreditar, fruto deste quase desaparecimento do contacto social, encontrarão na falta o ímpeto para quererem estar mais presentes, para se darem mais, para disponibilizarem mais aos outros e à sociedade vimaranense, oferecendo todas as suas qualidades e vocações. Guimarães vai precisar disso, que todos nos unamos para equilibrar as assimetrias que se vão aclarar, para limitarmos o sofrimento dos mais vulneráveis e desprotegidos.
As coisas não estão fáceis, e tenhamos consciência que não ficarão melhores em breve. O regresso a uma “normalidade possível” vai demorar a acontecer e será gradual, muito lenta. O desemprego vai aumentar com o encerramento de um grande número de empresas na nossa região. Estamos num processo de transformação acelerado. Este é o cenário atual, a que devemos juntar ainda a dor daqueles que veem e verão partir algum dos seus entes queridos.
Só a solidariedade e a entreajuda poderão minimizar os efeitos desta pandemia e da crise que se lhe segue. Meus caros, que estejamos à altura do desafio.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Fevereiro 18, 2025
Durante a celebração do 51º aniversário da Universidade do Minho, realizada nesta segunda-feira, foram entregues o Prémio de Mérito Científico e o Prémio de Mérito na Docência. Os laureados foram Maria Manuel Oliveira, da Escola de Arquitetura, Arte e Design (EAAD), e Rui Lima, da Escola de Engenharia (EEUM).
Fevereiro 18, 2025
A vila de Pevidém prepara-se para mais cinco dias de folia. De 28 de fevereiro a 04 de março, a vila vimaranense recebe desfiles, animação de rua, concertos e momentos de sátira e tradição.
Fevereiro 18, 2025
O atleta da equipa sénior de Polo Aquático do Vitória SC, José Jordão, foi chamado para integrar o estágio de preparação da Seleção Nacional de Sub-16 e disputar a Matosinhos Carnival Cup, que decorrerá de 28 de fevereiro a 04 de março.