Estudantes de Guimarães vencem concurso nacional com proposta de valorização do “Colosso”
Cinco alunos da Escola EB 2/3 D. Afonso Henriques, em Guimarães, estão entre os vencedores do concurso nacional promovido pelo jornal Público e pelo Plano Nacional das Artes (PNA), com um projeto que destaca a estátua “Colosso”, um elemento pouco conhecido do património local.

© Sérgio Silva
Afonso Ribeiro, Romeu Ferreira, Francisca Pinheiro, Íris Miranda e Lúcio Ferreira, todos com 12 anos e alunos da turma 7.ºD, desenvolveram uma proposta que alia cultura, cidadania e valorização do território. O grupo sugeriu a colocação de uma placa informativa junto ao monumento, o “Colosso de Pedralva”, localizado nas imediações da escola, em frente ao Hospital de Guimarães, com o objetivo de o dar a conhecer à comunidade.
A proposta foi apresentada ao presidente da Junta de Freguesia de Creixomil, que acolheu a iniciativa, e será agora concretizada. A inauguração da placa está marcada para o próximo dia 3 de julho, às 18h30, numa cerimónia que contará com a presença de Adelina Paula Pinto, vereadora da Educação da Câmara Municipal de Guimarães, bem como representantes da Junta de Freguesia de Creixomil e do Plano Nacional das Artes, parceiros deste projeto.

© Sérgio Silva
O trabalho dos jovens vimaranenses foi um dos cinco distinguidos a nível nacional, entre centenas de participações. As outras turmas vencedoras pertencem à EB Dr. Alberto Iria (Olhão), Escola Secundária Dr. José Afonso (Seixal), Agrupamento de Escolas de Moura e Escola Secundária Campos Melo (Covilhã).
Como prémio, os alunos visitaram a redação do Público, participaram numa sessão de mentoria com jornalistas e viram os seus trabalhos publicados num caderno especial lançado a 26 de junho, que inclui também fotografias da visita e excertos das entrevistas com os participantes.
Este reconhecimento destaca o papel ativo dos alunos na preservação da memória coletiva e na promoção do património cultural local.