Estudantes do Liceu venceram concurso “Road Trip Gap Year”, com direito a viagem pela Europa

Título do concurso nacional vale uma viagem paga pela Itália, Eslovénia e Áustria durante duas semanas a cinco estudantes vimaranenses.

© Direitos Reservados

Rita Sampaio, João Guimarães, Matilde Afonso, Sara Miranda e Lara Rafael são estudantes do 12.º ano da Escola Secundária Martins Sarmento, no curso de Ciências e Tecnologias, e compõem a equipa “Os Wanderlusters”, vencedora do “Road Trip Gap Year”, concurso nacional promovido pela TAP Air.

road trip dos cinco alunos começa no dia 23 de julho em Milão, na Itália, seguindo posteriormente para as cidades de Verona e Veneza, todas na zona Norte do país. A viagem prossegue em Bled, no Norte da Eslovénia, e termina em Viena, capital austríaca. Depois de duas semanas a conhecer locais novos, regressam a Portugal a 05 de agosto.

A viagem foi atribuída aos jovens vimaranenses depois de ultrapassarem as mais de 40 equipas de todo o território nacional nas três fases da competição. Na primeira etapa, “Os Wanderlusters” tiveram de criar um vídeo criativo sobre viagens. Nesse projeto, pretendiam “fazer algo fora da caixa” para impressionar os júris e decidiram visitar um lar de idosos e conversar com os utentes sobre “as suas experiências de viagens e onde gostariam de ir”, explica João Guimarães. A ideia da viagem seria “incluir alguns dos destinos que eles não conseguiram ir e depois voltar lá para lhes falarmos sobre esses locais”, acrescenta o jovem.

O vídeo, que conduziu os alunos para a segunda fase, apresenta os membros da equipa e demonstra locais emblemáticos da cidade berço, como o castelo de Guimarães, o Paço dos Duques e a Muralha. No projeto, abrem as portas da fraterna e conversam com idosos sobre o seu passado e os seus destinos de sonho.

A segunda fase foi composta por um “Bootcamp regional”, em que as equipas tinham de resolver atividades. O último passo foi “a elaboração de um plano de viagem sem orçamento”, explica o membro da equipa.

Mas porquê concorrer e de onde surge o nome “Os Wanderlusters”?

Depois de terem conhecimento do projeto, e por “gostarem de ir a sítios diferentes e de conhecer locais novo”, como frisa João Guimarães, os alunos do Liceu de Guimarães “acharam logo boa ideia” e decidiram concorrer. Os cinco elementos pensaram “num nome criativo relacionado com viagens” e lembraram-se do atual nome, que traduzido para português significa “amantes por viagens”.

O “Road Trip Gap Year” é um projeto promovido pela TAP Air em que os estudantes das escolas secundárias de todo o país competem por uma viagem completamente paga. O concurso, que decorreu entre putubro de 2023 e maio de 2024, avaliou o planeamento e mentoria da viagem das equipas de alunos e premiou os vencedores com uma road trip. O objetivo passa ainda por atribuir aos estudantes “ferramentas essenciais para planearem as suas próprias experiências, contribuindo para o seu desenvolvimento pessoal.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES