Estudos sobre D. Afonso Henriques e São Torcato marcam VI Jornadas Históricas

Guimarães foi, no sábado, 14 de junho, palco da sexta edição das Jornadas Históricas, que decorreu na Sociedade Martins Sarmento e reuniu reputados investigadores em torno da figura de D. Dinis e da sua relação com o território vimaranense.

© CMG

Organizado com o apoio da Câmara Municipal de Guimarães, o evento decorreu ao longo do dia com um conjunto de comunicações académicas que abordaram diversos aspetos da época medieval, como as Cortes de Guimarães de 1288, as reformas militares implementadas por D. Dinis e o papel dos conventos franciscanos e dominicanos no desenvolvimento urbano da cidade.

A sessão integrou ainda a quarta reunião da Comissão Científica das comemorações dos 900 anos da Batalha de São Mamede e culminou, ao final da tarde, com a apresentação de duas importantes publicações históricas. A primeira, “Annales Domni Alfonsi Portugallensium Regis | Anais de D. Afonso, Rei dos Portugueses”, é uma edição crítica bilingue da crónica latina sobre D. Afonso Henriques, realizada por Luís Carlos Amaral e Mário Jorge Barroca, com tradução de Manuel Francisco Ramos. A obra foi apresentada pelo historiador José Augusto Sottomayor-Pizarro e insere-se no âmbito das comemorações do nono centenário da Batalha de São Mamede.

A segunda publicação, “Entre o Mito e a HistóriaA Construção da Memória de São Torcato de Guimarães nos Séculos XVI e XVII”, da autoria de João Luís Durães Teixeira Magalhães, resulta de uma investigação aprofundada sobre a construção da memória hagiográfica de São Torcato, figura identitária da região. A apresentação esteve a cargo do professor Luís Carlos Amaral.

Na sua intervenção, o presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, destacou a importância das duas obras, sublinhando o seu “rigor científico e o contributo que representam para o enriquecimento da literatura histórica dedicada a D. Afonso Henriques, à história de Guimarães e de Portugal”. O autarca reforçou ainda que este tipo de produção científica “espelha a missão da Comissão Científica criada para as comemorações dos 900 anos da Batalha de São Mamede, assumida como uma forma de dignificar o papel central desse acontecimento fundador na consolidação da identidade nacional”.

As Jornadas Históricas deram o pontapé de saída das comemorações do 24 de Junho, cuja programação integra a Feira Afonsina e a Sessão Solene da Batalha de S. Mamede.

PUBLICIDADE
Arcol

NOTÍCIAS RELACIONADAS