ETAR de Serzedelo integrada em projeto piloto para detetar covid-19
O efluentes do HSOG também foram analisados.

O projecto piloto Covidetect decorre desde 2020 e os resultados preliminares foram apresentados na quarta-feira, dia 26, em Lisboa, na Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Alcântara. Além da ETAR de Serzedelo o projeto também monitorizou as águas residuais do Hospital Senhora da Oliveira.

O projeto permitiu identificar, em Gaia, mutações das variantes detetadas na Califórnia e da Nigéria do vírus que provoca a doença covid-19.
O projeto-piloto foi aplicado a cinco ETAR’s, em Lisboa, Cascais, Gaia e Guimarães e nas redes de drenagem dos efluentes de três hospitais, o Hospital Curry Cabral, em Lisboa, o Hospital Eduardo Santos
Silva, em Vila Nova de Gaia, e o Hospital Senhora da Oliveira, em Guimarães.
O projeto termina em agosto, mas o ministro do Ambiente e Alterações Climáticas, João Pedro Matos Fernandes, que esteve na cerimónia, garantiu que a análise das águas das ETAR’s vai continuar e alargar-se.
O ministro fez saber que nem todas as ETAR’s estão preparadas para fazer este tipo de análise mas que “é absolutamente essencial” alargar o projeto-piloto, para que este tipo de deteção passe a ser “uma regra comum das ETAR’s em todo o país”.
As ETAR’s que venham a ser construídas ou remodeladas terão de estar preparadas para este tipo de análises.
“O projeto COVIDETECT tem por objetivo criar um sistema de alerta precoce da presença do vírus SARS-CoV-2, agente etiológico da COVID-19, através da análise de águas residuais, que contribua para melhorar a resposta face a eventuais novos surtos da doença.
O projeto apresenta um orçamento global de cerca de 296 mil euros e é financiado pelo FEDER através do programa COMPETE 2020.
O projeto foi lançado em abril de 2020 e é coordenado pela AdP – Águas de Portugal e desenvolvido por um consórcio onde se integram: a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, entidade que assegura a coordenação científica do projeto e das atividades de modelação da dinâmica de SARS-CoV-2 na rede de saneamento, modelação eco epidemiológica e caracterização molecular do vírus; o Laboratório de Análises do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, responsável pelo desenvolvimento das metodologias para a deteção e quantificação do SARS-CoV-2 nas águas residuais; e as empresas Águas do Tejo Atlântico, Águas do Norte e SIMDOURO, enquanto entidades gestoras de sistemas de saneamento das principais áreas metropolitanas do país.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Abril 25, 2025
Luís Manuel Coutinho nasceu em Guimarães, em 1970. Fez a licenciatura e o mestrado em Arqueologia pela UMinho, onde trabalha agora como técnico da Unidade de Arqueologia (UAUM). Venceu Prémio Eduardo da Cunha Serrão com estudo sobre arte rupestre no Alto Minho
Abril 25, 2025
A apresentação dos candidatos decorreu no Multiusos de Guimarães, num momento que reuniu mais de 1.300 militantes e simpatizantes do partido, destacando-se ainda a presença e intervenção de Pedro Nuno Santos, secretário-geral do PS.
Abril 24, 2025
Esta intervenção abrange uma área total estimada em 300 hectares e tem como principal objetivo a mitigação do risco de incêndios rurais, bem como a proteção de pessoas, bens e ecossistemas.