Executivo discute Grandes Opções do Plano e Orçamento para 2026
Excecionalmente, a sessão acontece na terça-feira, devido ao feriado da próxima segunda-feira.

© Eliseu Sampaio/Mais Guimarães
A reunião do Executivo Municipal de Guimarães da próxima terça-feira, 9 de dezembro, será marcada pela apreciação das Grandes Opções do Plano e Orçamento para 2026 [incluindo o Plano Plurianual de Investimentos, o Plano de Atividades, o Regulamento de Execução Orçamental, o Mapa de Pessoal e os orçamentos das entidades participadas], um documento que orientará a estratégia municipal para o próximo ano e que integra um vasto conjunto de investimentos em obras públicas, equipamentos educativos, saúde, mobilidade suave e políticas sociais.
Entre os pontos dominantes da ordem de trabalhos está a atualização financeira e a repartição de encargos de várias intervenções estruturantes, sobretudo no domínio das infraestruturas de saúde e dos equipamentos escolares.
O município levará a votação um conjunto significativo de deliberações relacionadas com requalificações e reprogramações financeiras, nomeadamente a reabilitação e refuncionalização do Posto Territorial da GNR das Taipas, também com esclarecimentos e reprogramação financeira, a reabilitação e ampliação do Pavilhão Gimnodesportivo da EB 2,3 de São Torcato e requalificação da EB 2,3 de Pevidém, ambas alvo de novos ajustes financeiros, a requalificação da Unidade de Saúde Familiar de São Torcato e do Centro de Saúde da Encosta da Penha – Costa, igualmente com atualizações de encargos.
Em discussão estará também a requalificação da Fábrica do Arquinho para instalação da Escola de Engenharia Aeroespacial, em Urgezes, um dos projetos estratégicos em curso. Vão a votação vários contratos-programa para 2026 com entidades municipais e cooperativas, como a Associação Curtir Ciência, Laboratório da Paisagem, Fraterna, Tempo Livre ou Taipas Turitermas. A VIMÁGUA apresenta a proposta de tarifário para 2026 e a designação do fiscal único para o mandato 2025-2029.





