Exercícios simularam dois acidentes em Guimarães no âmbito do Dia da Proteção Civil

Na comemoração do Dia da Proteção Civil, nesta sexta-feira, dia 01 de março, a estrutura realizou dois exercícios de simulacro em Guimarães. Para Rui Costa, comandante da Proteção Civil, os exercícios serviram para as diferentes entidades darem "uma resposta efetiva e eficaz aos cenários a que sejam confrontados."

© Leonardo Pereira/ Mais Guimarães

O primeiro simulacro teve lugar na EN101, em Caldelas, em que o exercício simulou um despiste em que resultaram seis vítimas, das quais quatro foram ligeiras, uma grave e uma vítima mortal. A ação iniciou às 19h35 e durou cerca de 1h30.

A segunda iniciativa realizou-se em Urgezes, junto à paragem de comboios, em que o cenário simulava uma colisão de um veículo ligeiro com um comboio. Daí resultaram 25 vítimas, das quais 14 foram assistidas, seis vítimas ligeiras, duas graves e três vítimas mortais. No total dos dois exercícios, foram mobilizados 111 operacionais e 44 veículos.

Para Pedro Cunha, presidente da administração da Unidade Local de Saúde do Alto Ave, “foi um exercício muito pedagógico e que nos trouxe muitos ensinamentos. Agradecemos por sermos envolvidos e esperamos que no futuro (a iniciativa) contribua para estarmos sempre atentos e preparados para receber qualquer ocasião que surja, que nestas situações é sempre inesperada.

O presidente do hospital aproveitou para “agradecer às equipas do estabelecimento hospitalar que se prepararam para este exercício e que estiveram durante todas estas horas para garantir que este simulacro fosse aproveitado ao máximo, para melhor servir toda a população. A atividade permitiu melhorar o plano que temos para estas situações e mantivemos toda a atividade nos serviços de urgência.”

Rui Costa, comandante da Proteção Civil, apontou como principal desafio a “articulação das entidades todas, cada uma delas tem a sua forma de trabalhar e então cabe-nos falar a mesma linguagem para que numa situação real possamos dar uma resposta efetiva e eficaz a todo o cenário que seja confrontado.”

© Leonardo Pereira/ Mais Guimarães

De acordo com o comandante, os dois exercícios serviram de “teste ao plano municipal de Emergência da Proteção Civil de Guimarães e como um teste ao plano de emergência externa do hospital de Guimarães. Foi um dos primeiros exercidos na linha de Guimarães após a sua remodelação”, acrescentou.

Rui Costa ainda agradeceu “a todos os operacionais que de uma forma gratuita e voluntária participaram neste exercício num dia de frio e chuva e trocaram o conforto dos seus lares para estarem neste exercício.”

Sofia Ferreira, vereadora com os pelouros da Proteção Civil na Câmara Municipal de Guimarães enalteceu “todos os serviços do perímetro municipal que estão sempre envolvidos nestas situações”, destacando os bombeiros, “que nos orgulham e Guimarães tem o privilégio de ter corporações que nos deixam tranquilos pelo seu trabalho e dedicação”, a PSP, a GNR e a Cruz vermelha.

Para a vereadora, estas ações “forma muito importantes, porque tivemos oportunidade de dar cumprimento ao teste. Importa ainda registar o que temos de melhorar no serviço municipal. Esta atividade reforça laços e a cooperação e terá reflexos positivos.”

Por fim, Sofia Ferreira confirmou que o município de Guimarães irá “dar continuidade a este trabalho de uma forma contínua mas trabalharemos em conjunto de forma a sinalizar as necessidades.”-

Os exercício foram realizados pela Proteção Civil, em articulação com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil através do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Ave, em parceria com o Hospital de Guimarães – ULS do Alto Ave.

Na próxima semana, realiza-se uma Ação de Sensibilização por videoconferência, a partir da Escola Básica de Nespereira (A.E. Gil Vicente), no dia 08 de março sobre o tema 112. A videoconferência conta com a coorganização do Laboratório da Paisagem e com a participação de agentes de proteção civil. Posteriormente, será realizada uma sessão de sensibilização na mesma escola com recurso ao Jogo Didático da Proteção Civil.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES