No próximo mês de setembro serão promovidas um conjunto de iniciativas que vão assinalar o centenário da Travessia Aérea do Atlântico Sul, bem como os 95 anos da inauguração, na Penha, do monumento a Gago Coutinho e Sacadura Cabral. Na mesma altura, também o Santuário da Penha comemora 75 anos desde a sua inauguração.

Localizado nas imediações do Santuário da Penha, o monumento a Gago Coutinho e Sacadura Cabral é uma obra do escultor José Luís de Pina, inaugurada aquando do Congresso Eucarístico realizado de 08 a 12 de junho de 1927.
Assim, o programa do Centenário da Travessia Aérea do Atlântico Sul na cidade-berço pretende assinalar a relação dos aviadores com a Penha e com Guimarães.
A 02 de setembro, pelas 10h30, terá lugar uma homenagem a Gago Coutinho e Sacadura Cabral através do descerramento da placa comemorativa da efeméride, no Monumento dos Aviadores, na Penha.
Mais tarde, pelas 11h15, dar-se-á o sobrevoo de aviões da Força Aérea sobre o Santuário e a cidade, que poderá ser observado a partir do Miradouro do Santuário da Penha.
O Guimarãeshoping será palco de uma exposição itinerante, que estará patente até 28 de setembro. A inauguração acontece nesse mesmo dia, pelas 15h30.
O programa comemorativo prossegue a 10 setembro com uma conversa sobre a Travessia Aérea do Atlântico, na Praça da Oliveira, pelas 11h00, com um painel de oradores ainda a definir.
A finalizar as comemorações está o Grande Concerto do Centenário pela Banda da Força Aérea sobre a direção do Maestro Major António Manuel Cardoso Rosado, no Centro Cultural Vila Flor, a 13 de setembro, pelas 21h30.